“Setembro Verde” conscientiza sobre a importância da doação de órgãos
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    08/09/2016

"Setembro Verde" é o mês dedicado à conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos. Segundo a ABTO (Associação Brasileira de Transplante de Órgãos), no Brasil, mais de 33 mil pessoas estão na fila de espera para um transplante.

O governo do estado de São Paulo aderiu à campanha instalando 338 painéis de exibição de mensagens nas rodovias, com o seguinte texto "Doe Órgãos, Doe Vida, Avise a sua Família". A recusa familiar, ainda é o principal fator para a negativa na hora de doar os órgãos. Normalmente os familiares se recusam a fazer a doação por falta de informação sobre o assunto. Tendo isso em vista, uma das metas da campanha nacional é mostrar as pessoas como é importante avisar aos familiares sobre a vontade de se tornar um doador. Uma vez que, após a morte, é a família que decide sobre a doação. Também é possível a doação vivo, no caso de órgãos duplos, como o rim; ou apenas partes dos órgãos, como o fígado e o pulmão.