SALÁRIO MÍNIMO SERIA DE R$ 400 SE A PEC 241 ESTIVESSE EM VIGOR DESDE 1998
    Autor: SindSaúde-SP
    14/10/2016

De acordo com estudo realizado pelo economista Bráulio Borges, pesquisador associado do Departamento de Economia Aplicada do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), se a PEC 241 estivesse em vigor desde 98, o salário mínimo no Brasil não ultrapassaria R$ 400 em 2016.

O salário mínimo foi instituído no Brasil em 1940, pelo então presidente Getúlio Vargas. De lá para cá o valor mudou bastante, pois idealmente ele deve ser suficiente para moradia, alimentação, saúde, transporte, educação, vestuário, higiene e lazer – ou seja, tudo que é básico para uma pessoa ter qualidade de vida. Um dos principais motivos para a criação do salário mínimo era porque mundialmente os salários pagos para mulheres e jovens eram baixos, em comparação com os valores pagos aos homens meia idade. A cada aumento, busca-se cobrir a inflação e acrescentar algo a mais para aumentar o poder aquisitivo dos brasileiros, o que é saudável para a economia do país. Congelar o crescimento real do salário mínimo é deixar a conta da crise para os trabalhadores e aumentar ainda mais a desigualdade no Brasil.

ANDREFREITAS 14/10/2016
isso não é NEN UMA NOVIDADE, APRENDEMOS ISSO NA FACULDADE DE HISTÓRIA,