TRABALHADORES DO HOSPITAL DE ITANHAÉM DELIBERAM POR PARALISAÇÃO DE 48 HORAS
    Autor: SindSaúde-SP
    20/10/2016

Cansados de negociar e não ter as reivindicações atendidas, os (as) trabalhadores (as) do Hospital Regional de Itanhaém deliberam em assembleia por paralisar as atividades nos dias 25 e 26 de outubro.

De acordo com João Carlos do Santos, diretor do SindSaúde-SP, a data base dos trabalhadores já passou (1º de junho) e até agora nada de aumento. O diretor explicou que estão há anos sem aumento real e sem a reposição do índice da inflação.

Segundo o ICV do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), as perdas salariais acumuladas entre março de 2011 a fevereiro de 2015 totalizam 23,36%, percentual solicitado pela categoria para reposição salarial. É importante lembrar que reposição não é aumento, apenas a compensação do que foi perdido em anos anteriores.

Já para o reajuste salarial a categoria reivindica 16,07%. De acordo com o ICV do Dieese a inflação acumulada entre março de 2015 e fevereiro de 2016 totalizou 10,31%, valor devido aos trabalhadores a título de reposição de perdas salariais desse último período. Para que o ICV dos meses de março, abril e maio de 2016 não representem mais perdas para o trabalhador, optou-se pela adoção do percentual de 3,76% como previsão do índice do Dieese. Acrescido a este valor de perdas inflacionárias, a categoria reivindica um aumento real de 2% (dois por cento), totalizando 16,07%.

A categoria também reivindica o pagamento de horas extras na base de 100% para o trabalho aos domingos e feriados; reajuste do valor do vale refeição (VR); fim do teto salarial para concessão do VR; manutenção dos restaurantes e da oferta de refeições nos locais de trabalho; o pagamento do prêmio de incentivo aos trabalhadores do consórcio de forma a promover a isonomia com os trabalhadores da secretaria da saúde da gestão da administração direta do estado de são Paulo; reajuste do valor do auxílio transporte; dentre outras.