Trabalhadoras da seguridade social realizam Encontro Nacional
    Autor: SindSaúde-SP
    28/11/2016

As trabalhadoras da saúde, previdência e assistência social realizaram na tarde desta segunda-feira (28) o 3º Encontro Nacional de Mulheres da Seguridade Social, a atividade antecede o 7º Congresso da CNTSS. A atividade foi coordenada por Maria Aparecida Faria, secretária de Mulheres da CNTSS/CUT, diretora executiva do SindSaúde-SP e secretária-geral adjunta da CUT Nacional.

A mesa de debate contou com falas de Carmem Foro, vice-presidenta da CUT Nacional; Junéia Batista, secretária Nacional de Mulheres da CUT; Ana Firmino, secretária de Mulheres da CUT/SP; Denise Motta Dau, secretária de Mulheres da Prefeitura de São Paulo; e Rosane Silva, vice-presidenta do Sindicato dos Sapateiros de Ivoti (RS), ex-secretária de Mulheres da CUT Nacional. Após a fala das integrantes da mesa, o debate foi aberto para participação dos delegados e delegadas do 7º Congresso da CNTSS.

Na oportunidade foram destacadas questões como a luta das mulheres trabalhadoras desde a fundação da CUT, a questão do machismo dentro do movimento sindical e da própria esquerda, os retrocessos do governo Temer e como isso afeta a mulheres trabalhadoras.

Hoje no Brasil cerca de 80% das pessoas que recebem salário mínimo são mulheres, a não continuidade da política de valorização do salário mínimo, afeta diretamente os ganhos das trabalhadoras brasileiras. Durante o debate, também foi apontado que os homens da esquerda brasileira precisam enxergar que o processo de golpe contra a presidenta Dilma foi um ato político e de machismo.
    A abertura do 7º Congresso da CNTSS acontece nesta segunda-feira as 20:30, na cidade de Atibaia-SP.