Saúde decide estado de greve
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    09/05/2005

Trabalhadores públicos da saúde no estado de São Paulo, em campanha salarial, realizaram no dia 6 de maio a segunda assembléia geral e decidiram entrar em estado de greve para sensibilizar o governo estadual a apresentar proposta concreta de aumento salarial para a categoria.
    A próxima assembléia geral foi marcada para o dia 31 de maio, às 10 horas, na Assembléia Legislativa de São Paulo. Caso o governador Alckmin não apresente proposta concreta de melhoria salarial, a categoria entrará em greve a partir de 1º de junho.
    O Sindsaúde-SP entregou ao governo a pauta de reivindicações no dia 23 de março. Desde então, aconteceram duas reuniões com a Coordenadoria de Recursos Humanos da Secretaria Estadual da Saúde. A primeira ocorreu apenas no dia 26 de abril e a outra, no dia 5 de maio. Nas duas, nenhuma proposta concreta foi apresentada pelo governo. Dos 10 pontos da pauta, a Coordenadoria respondeu objetivamente apenas que está fora de cogitação uma a reposição de 25% das perdas salariais.
    Até a próxima assembléia, os trabalhadores intensificarão a mobilização em seus locais de trabalho, realizando reuniões e assembléias, organizando o movimento e dialogando com a população sobre a precarização da saúde no estado de São Paulo, a pauta de reivindicações da categoria e a possibilidade de paralisação dos serviços nas unidades e hospitais públicos em todo o estado.
    Encerrada assembléia, os trabalhadores presentes realizaram passeata do local da assembléia até a Praça da Sé, divulgando sua luta e buscando o apoio da população.
    Para melhor organizar os locais de trabalho e garantir os atendimentos de emergência nos hospitais, as Comissões Sindicais de Base do Sindsaúde-SP estão realizando um levantamento sobre as unidades estaduais: número de pessoal, estrutura, condições de trabalho, entre outros dados.
    No dia 10 de maio, a Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa promoverá uma audiência pública exclusivamente para debater a pauta de reivindicações da categoria. O evento contará com a presença de parlamentares de diversos partidos que apóiam a luta dos trabalhadores públicos da saúde por salário digno e melhores condições de trabalho e atendimento à população. O Sindsaúde-SP solicitará às Câmaras Municipais em todo o estado a realização de audiência pública com o mesmo objetivo ampliando o apoio na luta dos trabalhadores públicos da saúde.
    Para fortalecer a luta dos trabalhadores públicos estaduais em campanha salarial, 19 entidades sindicais cutistas lançaram uma campanha salarial unificada e solicitaram ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) uma audiência para apresentar a pauta de reivindicações dessas categorias.
    No dia 20 de maio, será realizada uma Jornada de Lutas com distribuição, na parte da manhã, de cartazes e jornais da Campanha Estadual e à tarde um Ato Unificado. O Sindsaúde-SP participará dessa jornada, inclusive lembrando um ato público realizado no dia 18 de maio de 2000 durante a campanha salarial daquele ano, quando o mesmo governo tucano reprimiu os manifestantes com bombas e feriu gravemente um repórter fotográfico.
    Uma das reivindicações dos trabalhadores públicos da saúde é o fim do assédio moral que tem se intensificado nos últimos anos nas unidades e hospitais da saúde estadual. Para ampliar o debate sobre a questão e sensibilizar o governo estadual da necessidade de medidas concretas para coibir a violência moral, como abuso do poder, situações de humilhação e constrangimento, perseguições a dirigentes sindicais, um abaixo-assinado foi entregue em diversos órgãos e entidades públicos no estado.
    Conheça a pauta de reivindicações dos trabalhadores públicos da saúde no estado de São Paulo:
    - Fim do assédio moral
    - Reajuste salarial de 25%
    - Jornada de 30 horas semanais para todos
    - Plano de carreira e incorporação das gratificações
    - Aumento do Vale-Refeição de R$ 4,00 para R$ 10,00
    - Manutenção do emprego e contratações através de concurso público
    - Melhoria do atendimento no Iamspe
    - Prêmio de Incentivo para os trabalhadores municipalizados, do Hospital das Clínicas de São Paulo e Ribeirão Preto e do Instituto Dante Pazzanese

Calendário da Campanha Salarial

Audiência Pública
    Data: 10 de maio