1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres
    Autor: Mariuze Inez, Secretaria de Mulheres do SindSaúde
    01/02/2017

Nós mulheres brasileiras, paulistas, trabalhadoras, sindicalistas e da saúde.

Será realizada a 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres, entre os dias 6 e 8 de junho de 2017. Na atual conjuntura queremos ressaltar a importância da participação das mulheres nos debates que irão acontecer nos municípios e nos conselhos de saúde acerca do direito das mulheres à saúde e em defesa do SUS.

Precisamos reafirmar o debate e aprofundar as ações para que se efetive de fato os princípios e diretrizes do SUS. É necessário compreender a saúde como direito humano, garantindo a universalidade, equidade e integralidade do SUS, tendo como base políticas que reduzam a desigualdade sociais, conforme previsto na Constituição Federal de 1988 na Lei nº 8080 de 19 de setembro de 1990 e nº 8142 de 28 de dezembro de 1990.

A secretaria de mulheres do SindSaúde-SP tem acompanhado o debate e a organização da Conferência Estadual e desde já convocamos as trabalhadoras da saúde, movimentos sociais, sindicatos, centrais sindicais e o governo para participar das etapas municipais e macrorregionais. Nestes espaços serão eleitas as delegadas para etapa Estadual, que posteriormente escolherá as representantes para a Conferência Nacional.

As etapas preparatórias das Conferências Municipais, Regional ou macrorregional; como: conferência livres, plenárias, oficinas e outras, serão definidas posteriormente, por meio de resolução dos respectivos conselhos.

Para a realização da etapa macro os municípios foram organizados por regiões. A capital é uma região e pode eleger 88 delegados para a etapa estadual. A segunda macrorregião é a grande São Paulo, com 38 municípios elegendo até 64 delegados para etapa estadual, veja as outras macrorregiões:

As regiões de Campinas, São João da Boa Vista e Piracicaba – até 48 delegadas para etapa estadual.

Regiões de Presidente Prudente, Marilia e Bauru – até 24 delegadas para etapa estadual.

Regiões de Araraquara, Ribeirão Preto, Franca e Barretos - até 24 delegadas para etapa estadual.

Região de Taubaté – até 20 delegadas para etapa estadual.

Regiões de Araçatuba e São José do Rio Preto - até 20 delegadas para etapa estadual

Regiões de Registro, Baixada Santista e Sorocaba - até 30 delegadas para etapa estadual

Além das macrorregiões o Conselho Estadual de saúde elege 30 delegados para Conferência.