Trabalhadores da saúde debatem reivindicações na Alesp
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    11/05/2005

A campanha salarial dos trabalhadores públicos da saúde no estado foi tema da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa de São Paulo (Alesp). Mesmo com a ausência de membros da Comissão, principalmente deputados aliados do governador Alckmin, os parlamentares presentes decidiram realizar a sessão informalmente em respeito aos trabalhadores da saúde e debateram a pauta de reivindicações, apresentada por dirigentes do Sindsaúde-SP.
    Também estiveram presentes à sessão delegados sindicais de base e trabalhadores da saúde. Os deputados do PT, Bete Sahão e Carlos Neder, da Comissão de Saúde, se dispuseram a interceder junto ao governador paulista para que seja iniciada negociação com a categoria, buscando evitar uma greve em junho. Além disso, esses deputados tentarão agendar nova audiência pública sobre a pauta de reivindicações.
    O Sindsaúde-SP vem realizando uma série de atividades para divulgar suas reivindicações e sensibilizar o governo estadual. Em outras regiões do estado, o Sindsaúde-SP está agendando audiência pública sobre a pauta nas câmaras municipais.
    Abaixo-Assinado contra o Assédio Moral
    O Sindsaúde-SP iniciou a entrega do Abaixo-Assinado contra o Assédio Moral e pela Liberdade de Organização Sindical dos Trabalhadores Públicos da Saúde para diversos órgãos e entidades públicos.
    Na capital, no dia 25 de abril, o documento foi entregue na DRT-SP. No dia 28, foi entregue para a Assembléia Legislativa de São Paulo (Alesp), onde foram recebidos pelo presidente Rodrigo Garcia e 1º secretário Fausto Figueira.que se comprometeram a divulgar o abaixo-assinado e buscar soluções para acabar com o assédio moral e as perseguições sofridos pelos trabalhadores da saúde.
    O fim do assédio moral é um dos 10 pontos da pauta de reivindicações que foi entregue pelo Sindsaúde-SP ao governo estadual no dia 23 de março e até o momento sem nenhuma resposta.
    Os relatos de perseguições políticas, agressões verbais e humilhações sofridas por trabalhadores da saúde bem como a revolta pelos baixos salários e péssimas condições de trabalho e atendimento à população ocuparam grande espaço entre os temas debatidos em todas as reuniões e assembléias preparatórias da campanha salarial. Apesar de ser um governo do PSDB, na gestão Alckmin, houve crescimento significativo da truculência nas relações de trabalho e precarização da área da saúde pública.
    A pauta de reivindicações:
    . Fim do assédio moral
    . Reajuste salarial de 25%
    . Jornada de 30 horas semanais para todos
    . Plano de carreira e incorporação das gratificações
    . Aumento do Vale-Refeição de R$ 4,00 para R$ 10,00
    . Manutenção do emprego e contratações através de concurso público
    Melhoria do atendimento no Iamspe
    . Prêmio de Incentivo para os trabalhadores municipalizados, do Hospital das Clínicas de São Paulo e Ribeirão Preto e do Instituto Dante Pazzanese.

Jornada de Lutas
    Data: 20 de maio
    Horário, Atividade e Local:
    5 horas – Panfletagem nas estações do metrô
    10 horas – Ato Público da Seguridade Social com os trabalhadores da capital – no MASP (Av. Paulista)
    13 horas – Plenária das Comissões Sindicais de Base da Capital – Sede do Sindsaúde-SP (Rua Cardeal Arcoverde, 119)
    15 horas – Assembléia Geral da Apeoesp no MASP
    16 horas – Ato Unificado de encerramento da Jornada de Lutas, com todas as categorias – no MASP

Assembléia Geral
    Data: 31 de maio