Reunião debate ações de melhoria da saúde das gestantes em São Carlos
Autor: SindSaúde-SP
22/03/2017
Crédito Imagem: SindSaúde-SP
Na última segunda-feira (20) a direção regional de Araraquara do SindSaúde-SP participou da segunda reunião do comitê para acompanhamento de casos de mortalidade materna no parto. Estiveram no encontro o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de São Carlos, Julio Cesar; os vereadores Lucão e Cidinha; o secretário de saúde, "Caco" Colenci; e representantes da Santa Casa, Maternidade, Rede Cegonha, OAB e UFSCar.
O secretário de saúde informou que que estão trabalhando para deixar mais claros os fluxos e protocolos de atendimento às gestantes. A secretaria também irá tentar reformar e adaptar um ônibus, transformando-o em uma Clínica Móvel para atendimento das gestantes em situação de rua.
Outro ponto abordo na reunião foi a comunicação de abertura de concurso para contratação de Ginecologistas/Obstetras para melhorar o atendimento, a secretaria também está fazendo um mapeamento e Diagnóstico Situacional das Unidades. “Caco” também propôs que se unam esforços para viabilizar a criação de um Centro de Referência da Mulher no município.
O vereador Lucão levantou a demanda da criação de uma "Casa de Parto e Proteção às gestantes". Como medida emergencial o secretário de saúde se comprometeu a negociar um aditamento no atual contrato da maternidade com vistas a desafogar a demanda atual.
Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.