Ato por justiça fiscal defende o serviço público
Autor: José Carlos Araújo - Assessoria Imprensa CNTSS
26/06/2017
Crédito Imagem: SindSaúde-SP
Ato realizado pelo Sindsaúde SP nesta sexta-feira, 23 de junho, fez parte das atividades comemorativas ao Dia Mundial dos Serviços Públicos, comemorado em 23 de junho
A CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social, por meio de seu presidente, Sandro Cezar, e de sua secretária de Finanças, Célia Regina Costa, participaram nesta sexta-feira, 23 de junho, na capital paulistana, de ato da Semana Global de Ação sobre Justiça Fiscal para os Serviços Públicos. A iniciativa faz parte das estratégias da ISP – Internacional de Serviços Públicos para dialogar com a sociedade sobre o Dia Mundial dos Serviços Públicos, comemorado em 23 de junho.
Os organizadores da agenda procuram destacar neste ano a questão da Justiça Fiscal em consonância com a luta por valorização, melhorias e investimentos em serviços públicos. O tema recebe importância ainda maior no Brasil em virtude dos desmontes de políticas públicas, ações sociais e direitos trabalhistas implementados pelo governo golpista de Michel Temer. Propostas como as das reformas Trabalhistas e Previdenciária são verdadeiros torpedos frente aos direitos conquistados pela sociedade. A data também serviu para dialogar sobre a greve geral de 30 de junho chamada pela CUT – Central Única dos Trabalhadores e demais Centrais Sindicais.
O SINDSAUDE-SP, entidade filiada à CNTSS/CUT, realizou um ato no centro da cidade dando ênfase na temática da Saúde e denunciando o não pagamento de impostos por parte das empresas. Na ocasião, foi distribuído material explicativo e realizada uma série de pronunciamentos por parte das lideranças presentes. Além dos trabalhadores da saúde, outras entidades sindicais também fizeram ações pela cidade. A ISP quer, com isto, garantir a diversidade dos setores para realização do diálogo com a sociedade.
Entre os objetivos propostos para a semana estão: “garantir que os governos atendam as mensagens comuns de defesa de direitos; utilizar as receitas fiscais para financiar os serviços públicos e as proteções sociais que são os meios para acabar com a pobreza e a desigualdade”. A inciativa propõe que os mais ricos, pessoas jurídicas e físicas, paguem efetivamente suas partes dos impostos e que estas receitas fiscais sejam utilizadas para financiar os serviços públicos e as proteções sociais que são os meios para acabar com a pobreza e a desigualdade.
A programação da Semana Global teve início na segunda-feira, 19 de junho. As agendas voltadas em todo o mundo para a Semana destacaram ações públicas, fóruns, atos, divulgação na mídia, campanhas nas redes sociais, entre outras ações. A ISP também disponibilizou um kit com materiais publicitários em inglês e espanhol para auxiliar na divulgação da semana. Esta é uma iniciativa de campanha da Aliança Global pela Justiça Fiscal (GATJ) e dos nossos membros - redes regionais, a International de Serviços Públicos (PSI), a ITUC-África (CSI-Afrique), a ActionAid, a Oxfam, a Campanha Global pela Educação e mais parceiros.