SindSaúde-SP negocia licença com CONSAUDE
    Autor: SindSaúde-SP
    10/07/2017

SindSaúde-SP negocia com CONSAUDE aprovação de licença para trabalhadores do Hospital de Itanhaém

A não renovação do contrato entre o governo do estado e o CONSAÚDE para gerir o Hospital de Itanhaém colocou centenas de trabalhadores (as) em uma situação complicada. A escolha do Instituto Sócrates Guanaes (OS-Organização Social) para a administrar a unidade hospitalar deixou sobe pressão 407 trabalhadores (as) concursados pelo CONSAUDE para trabalhar no Hospital.

Os trabalhadores (as) concursados pelo Consórcio terão de ser realocados para outra unidade de saúde administrada pelo CONSAUDE. A alternativa apresentada é o Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua, de Pariquera Açu, cidade localizada à 155 km de Itanhaém. A outra opção seria pedir exoneração do concurso para continuar trabalhando no Hospital pelo ISG.

O Sindsaúde-SP está em negociação com o CONSAUDE e Prefeito da cidade de Registro Gilson Wagner Fantin, presidente do conselho administrativo de prefeitos do consórcio, a negociação refere-se ao afastamento sem remuneração por até dois anos para os trabalhadores de Itanhaém que à solicitarem. Conforme prevê o estatuto do CONSAÙDE o trabalhador pode pedir até dois anos de afastamento, cabe ao consórcio conceder ou não. O prefeito simpatizou com a proposta que será avaliada pela equipe do CONSAÚDE e discutida com o secretário de Estado da Saúde Dr Davi Uip e secretário Chefe da Casa Civil, Samuel Moreira. A alternativa é positiva para os trabalhadores (as) que optarem por não se apresentar em Pariquera e tem interesse de continuar trabalhando em Itanhaém. Caso a licença seja concedida, o trabalhador continua concursado pelo consórcio, mas nesse prazo pode trabalhar onde preferir.

Por isso, o SindSaúde-SP orienta aos trabalhadores (as) a não pedirem exoneração, mas afastamento por até dois anos do consórcio. A negativa ou concessão do afastamento fica a critério do CONSAUDE. Todos os trabalhadores que não pediram exoneração são obrigados a se apresentarem no CONSAÚDE em Pariquera Açu, independente de optarem em trabalhar em Pariquera ou de pedir o afastamento.

No próximo dia 19 haverá uma reunião entre SindSaúde-SP e o CONSAÙDE para debater não só os afastamentos, mas também o vale transporte e vale alimentação do trabalhador (a) que se apresentou em Pariquera, além do horário itiner e horário de trabalho.