Enfermagem do HC_SP (ICHC) têm leis trabalhistas e regulamentos próprios
Autor: Assessoria de Imprensa - SindSaúde-SP
24/07/2017
Crédito Imagem: SindSaúde-SP
O SindSaúde recebeu uma denúncia sobre possível abuso de poder na enfermagem do Centro Cirúrgico do Instituto Central do HC-SP. A exigência é que o trabalhador chegue no plantão já uniformizado (com a roupa privativa, que leva tempo para vestir). Estes trabalhadores (as) devem chegar às 07:00 ou às 13:00, em ponto, porém, os mesmos não tem hora certa pra sair. Caso tenha um imprevisto e chegue depois do horário sofre perda de 25% do PIN, já que a frequência consta como critério de avaliação.
O abuso vai além, todos os PR (Plantões Remunerados) são retirados da escala dos trabalhadores (as), transformando-se em plantões normais. Por conta do atraso o trabalhador (a) pode ser prejudicado nos dois próximos meses, ficando impedido de realizar Plantões Remunerados (PR). Ou seja, com 01 falta se perde 2 dias no holerite + 25% do PIN + 6 PR.
Outra denúncia é a de uma mudança que tem atrapalhado a enfermagem do Centro Cirúrgico. Foi determinado que não seria mais permitida a realização de 2 plantões de 12 horas seguidas, tanto para o HC quanto PR. Porém esta determinação não serve para os trabalhadores(as) de outras unidades que realizam cobertura no Centro Cirurgico. Resumindo essa regra só existe para os trabalhadores(as) da enfermagem do centro cirúrgico.
É de conhecimento do sindicato que trabalhadores (as) do HC e FFM que acumulam mais de 100 horas e mesmo assim são escalados acima de sua carga horária, tornando esse banco de horas interminável com a desculpa de que é uma “necessidade do setor ou escala”.
Mediante as denúncias apresentadas foi realizada uma reunião (29/03) no CGP do ICHC com a presença da chefia e da direção de enfermagem do Centro Cirúrgico. Eles reconheceram os abusos, prometeram os corrigir e declararam que irão marcar uma reunião com o sindicato e a toda equipe de enfermagem do Centro Cirúrgico.
Porém, já estamos em Junho, a reunião não aconteceu e o abuso de poder continua no Centro Cirúrgico do ICHC. O SINDSAÚDE colocou a situações em pauta na Superintendência do Hospital das Clínicas e caso não haja resolução realizará denúncia na Delegacia Regional do Trabalho (DRT).