Seminário debate Impactos da Entrada de Empresas Transnacionais na Saúde
    Autor: Assessoria de Imprensa - SindSaúde-SP
    11/08/2017

A Internacional de Serviços Públicos (ISP) Brasil e a UNISON realizaram, nos dias 9 e 10 de agosto, em São Paulo, um seminário sobre as consequências da entrada do capital internacional privado no setor de saúde brasileira. A direção e assessoria do SindSaúde-SP participaram do seminário, pois estão atentos a toda e qualquer investida contra o SUS (Sistema Único de Saúde), principalmente do capital estrangeiro.

Um dos primeiros temas debatidos no seminário foi um diagnóstico sobre a entrada do capital privado na saúde, o tema foi palestrado pelo pesquisador e membro da Rede Brasileira pela integração dos povos, Gabriel Casnati. Em seguida, Carlos Ledesma, assessor da Central Sindical das Américas falou sobre mecanismos da OIT (Organização Internacional do Trabalho) para denúncias sobre as relações de trabalho.

Já a assessora da ISP, Denise Motta Dau falou sobre os desafios do movimento sindical para o próximo período. A reforma trabalhista também estava na pauta do seminário, Patrícia Pelatieri, do Dieese falou sobre os impactos nas negociações coletivas. E por fim, o ex-ministro da saúde (2014-2015), Arthur Chioro palestrou sobre as perspectivas sobre a regulamentação do capital privado na saúde. Ele alertou os presentes sobre os objetivos do governo Temer e do ministro Ricardo Barros de sucatear para depois privatizar a saúde pública. “A lógica do capital é o capital, não o cuidado. O capital não tem ética”, declarou. Arthur também defendeu o SUS e ressaltou a importância dos trabalhadores (as) defenderem esse sistema universal (veja o vídeo): https://youtu.be/VkgWnFklP0k