Em Assis comunidade se une contra a terceirização do laboratório do HRA
    Autor: Assessoria de Imprensa - SindSaúde-SP
    17/08/2017

O SindSaúde-SP denunciou para a população de Assis e região a projeto do governo Alckmin de terceirizar o laboratório do Hospital Regional de Assis. Recentemente a cidade perdeu uma unidade de oncologia vítima da política de sucateamento da saúde do governo estadual.

O presidente do SindSaúde-SP, Gervásio Foganholi falou sobre o caso em entrevistas, assembleias e reuniões inclusive com o legislativo municipal. Os vereadores ouviram atentamente as explicações do sindicato e a Câmara Municipal se encarregou de elaborar um documento ao Governador Geraldo Alckmin, e ao Secretário do Estado da Saúde, David Uip, com o intuito de sensibilizar o Estado ou, ao menos, atrasar a terceirização.

Em uma carta aberta a população o SindSaúde-SP explicou os prejuízos com a terceirização da unidade. Leia na integra:

Carta aberta a população de Assis

Não à terceirização do laboratório do Hospital Regional

O SindSaúde-SP vem por meio desta carta denunciar para população de Assis e região, que o governo do estado de São Paulo (Alckmin – PSDB) quer terceirizar o laboratório do Hospital Regional.

O fechamento da Unidade de Oncologia em nossa cidade não foi o bastante para o governo Alckmin que passo a passo vem sucateando o serviço público e fechando unidades de atendimento à população.

Provável que exista uma aliança entre Doria, Alckmin e Temer para sucatear a saúde pública e entregar os serviços para a iniciativa privada. Eles consideram a saúde como gasto, assim sendo, se utilizam do argumento de reduzir custos. Mas nem sempre isso faz sentido, como no caso do laboratório do Hospital de Assis.

Hoje, 54 trabalhadores (as) estaduais concursados trabalham no laboratório que chega a realizar em média de 15 mil exames mês e funciona a 26 anos. Dentre esses trabalhadores (as) estão biologistas, patologista, técnicos de laboratório e auxiliar de laboratório, funções especificas do setor. Caso o laboratório seja terceirizado esses trabalhadores (as) serão colocados à disposição para setores em que não há como exercer sua função.

Sabe o que isso significa? Que o estado não pode demitir esses trabalhadores (as) e os mesmo devem ficar em desvio de função em outros setores. Mas o pior é que o governo irá pagar uma OS (Organização Social) para prestar esse serviço que já existe. Ou seja, continuará pagando o salário dos trabalhadores (as) do laboratório e irá contratar alguém para prestar o serviço. Nos perguntamos, onde está a economia?

E sabe de quem é o dinheiro? Meu, seu, nosso. Terceirizar não melhora o atendimento, veja o caso da Unidade Oncologia que foi fechado em nossa cidade e agora obriga dezenas de pacientes com câncer a viajar para outras cidades para realizar o tratamento. Esse modelo político do governo Alckmin vem deixando a população sem o atendimento necessário, também vem de encontro ao desmonte do serviço público, além de desvalorizar o trabalhador (a) da saúde estadual.

O SindSaúde-SP realizou várias assembleias e a posição dos trabalhadores (as) é resistir contra a terceirização.

Não a terceirização do Laboratório do Hospital Regional!

Saúde pública é um direito humano, nenhum direito a menos!