Passou vergonha: Participantes viram as costas e vaiam Ricardo Barros
    Autor: Assessoria de Imprensa - SindSaúde-SP
    18/08/2017

Ministro da Saúde foi recebido em Conferência da Saúde das Mulheres de costas pelas participantes, que deixaram a plenária quando ele começou a falar

Os últimos meses não tem sido dos melhores para o ministro da saúde, revoltados com as políticas de desmanche do SUS e de sucateamento da saúde pública, Ricardo Barros tem sido escrachado em diversos lugares por onde passa. Na noite desta quinta-feira (17), durante a abertura da 2ª Conferência Nacional da Saúde das Mulheres o ministro foi recebido pelas participantes de costa, que vaiaram o tempo todo sua fala. Muitas decidiram deixar o plenário durante a fala do ministro.

Aos gritos de “golpista” e “Ricardo sai da mesa”, o atual ministro da Saúde Ricardo Barros (PP-PR) foi escorraçado pelas mais de mil mulheres que estavam presentes na plenária por ocasião da abertura oficial da atividade. Veja o vídeo

Enquanto apresentava o Power Point com imagens da primeira dama para ilustrar sua gestão, Barros teve a voz abafada com palavras de ordem críticas ao desmonte da saúde pública e à crise que o país se encontra, aprofundada pelas reformas promovidas pelo governo ao qual o titular da pasta representa. Ao não se constranger com as manifestações contrárias e prosseguir o discurso, as mulheres abandonaram a plenária e deixaram o empresário falando sozinho.

Ricardo Barros já havia ganho as manchetes nacionais após o casamento de sua filha a deputa estadual paranaense Maria Victoria Barros (PP). O casamento foi apelidado pelos paranaenses de casamento ostentação, o ministro, a noiva e convidados do casamento levaram ovadas após a cerimônia. O casamento que era para ser a festança da filha do ministro com a vice-governadora do Paraná, chegou a instalar uma estrutura metálica sob a fachada de um edifício histórico (Palácio dos Garibaldi) no centro da capital paranaense. Milhares de manifestantes gritavam na porta da igreja, "ão, ão, ão, vai chegar de camburão”, referindo-se à situação em que a deputada fugiu da Alesp de camburão durante protesto de professores.

Em reportam da Carta Capital, “Ricardo Barros, o ministro dos planos de saúde”, a revista declarou que ele é o primeiro ministro da Saúde sem formação na área, desde 2003 e que o Grupo Aliança, administradora de plano de saúde foi a maior doadora individual da campanha do atual ministro para deputado federal em 2014. A assessoria do ministro declarou que a doação correspondeu a apenas 3,1% do total recebido por Barros na campanha.