SindSaúde-SP continua no Conselho Estadual de Saúde
    Autor: Assessoria de Imprensa - SindSaúde-SP
    23/08/2017

No último dia 21 de agosto o Conselho Estadual de Saúde elegeu seus novos membros para a gestão de 2017-2019. A eleição ocorreu na sala da Conselho Estadual de Saúde, localizada dentro do prédio da Secretaria Estadual de Saúde.

O diretor do SindSaúde-SP, Mauri Bezerra Dos Santos Filho foi reeleito Conselheiro Estadual. A participação do sindicato dentro do conselho é de fundamental importância, já que o mesmo é um instrumento de controle social. O Conselho é um órgão colegiado de caráter permanente e deliberativo, com funções de formular estratégias, controlar e fiscalizar a execução da política estadual de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

De acordo com Mauri, os dois principais desafios da participação do SindSaúde no conselho é a defesa do SUS e a luta contra a terceirização da saúde. “São tantos desafios, mas o primeiro é garantir o SUS, que está cada vez mais ameaçado. Precisamos garantir o financiamento e também que o dinheiro seja bem aplicado. Depois, o combate as Organizações Sociais, hoje um quarto do orçamento de saúde do estado é destinado para as OS’s, sendo que a lei diz que este é apenas um serviço complementar e não prioritário”.

De acordo com Mauri, no ano de 2015 a previsão de gastos com as OS’s era de 3,8 bilhões, porém foram gastos 4,5 bilhões.