Após mobilização governo do estado recua e mantem oftalmo e otorrino no H. Taipas
    Autor: Assessoria de Imprensa - SindSaúde-SP
    05/09/2017

O SindSaúde-SP em parceria com outras entidades (integrantes do Conselho Gestor do hospital, militantes do Fórum Popular e do Povo Sem Medo) vinham denunciando para população que o governo do estado de São Paulo (Alckmin) queria fechar os serviços de oftalmologia e otorrinolaringologia do Hospital Geral de Taipas.

O atendimento seria transferido para unidades até 32 km de distância, deixando parte da população distante desses serviços e expectativa de encerramento do serviço era no dia 31 de agosto. Entretanto, diante da pressão e da mobilização popular o governo do estadual recuou da decisão.

Foram realizados debates com os trabalhadores, com a comunidade e até mesmo com o conselho gestor do Hospital. O Conselho Municipal de Saúde e várias lideranças comunitárias também aderiram a luta aumento a pressão. No dia 27 de agosto uma grande manifestação foi organizada pelas entidades e realizada em frente ao hospital.

De acordo com o diretor do SindSaúde-SP, Silas Lauriano a mobilização foi fundamental para reverter essa decisão do governo Alckmin. “A persistência apresentada pelo conjunto de trabalhadores e a comunidade civil organizada obrigou o governo do estado de São Paulo a recuar. Tivemos mais uma vitória é importante a unidade na luta de uma saúde pública de qualidade”, disse.

O diretor do SindSaúde-SP José Carlos Salvador ressaltou que o sindicato é contra a política de terceirização da saúde aplicada pelos governos do PSDB. “Somos contra o fechamento de serviços e também as privatizações e terceirizações”, afirmou.