Trabalhadores debatem insalubridade e plantão em assembleia no Candido Fontoura
    Autor: Assessoria de Imprensa - SindSaúde-SP
    25/09/2017

O SindSaúde-SP realizou na terça-feira (12) uma assembleia com trabalhadores (as) do Hospital Candido Fontoura. Além dos trabalhadores (as) e dos dirigentes sindicais também estavam presentes representantes do RH (Recursos Humanos) do Hospital, o principal ponto de pauta debatido no encontro foi de plantão 12x36.

O presidente do SindSaúde-SP, Gervásio Foganholi explicou que atualmente a lei não permite que o trabalhador (a) contratado (a) no regime CLT façam o plantão de 12x36. Porém, ele também afirmou que formalizar essa jornada precisa ser realizado um acordo coletivo de cláusula social, sem cláusula económica.

O SindSaúde propôs fazer uma minuta de acordo coletivo sem cláusula econômica, e apresentar a direção da unidade até que entre em vigor a reforma trabalhista em novembro, onde regulamenta o direito do CLT fazer plantões 12x36.

Outro ponto debate na reunião foi a revisão de insalubridade. Alguns trabalhadores (as) reclamaram que estão perdendo ou reduzindo o grau de insalubridade. O SindSaúde-SP informou que todo trabalhador (a) pode ir no RH fazer o requerimento de revisão de insalubridade, se for negado, o trabalhador (a) deve encaminhar para o jurídico SindSaúde avaliar o caso.