Hospital das clínicas implanta sistema MV e Enfermagem pede socorro
    Autor: Assessoria de Imprensa - SindSaúde-SP
    24/10/2017

No mês de Agosto de 2017, iniciou-se o programa MV de prontuário eletrônico para a enfermagem do ICHC, porém a implantação do programa tem atrapalhado e muito a enfermagem nos cuidados com o paciente. Além da enfermagem prestar cuidados integrais aos pacientes, tem que alimentar o sistema MV em tempo real, deixando muitas vezes de prestar a assistência necessária.

Quais são os problemas apontados pela enfermagem sobre esse programa?

A) Esse programa deveria dar liberdade para digitar os controles e anotações de enfermagem em um intervalo de tempo maior, pois atrapalha a equipe de enfermagem nos cuidados ao paciente. Os trabalhadores (as) ficam presos à necessidade de digitar as informações antes que o tempo termine, gerando ansiedade e deixando o paciente em segundo plano.

B) Além da falta de funcionários, também há a reclamação de falta de computadores para realizar as anotações e realizar a checagem de procedimentos e medicações.

Diante das denúncias da equipe de enfermagem, o SindSaúde-SP realizou uma reunião no dia 09/08/2017, no NGP, com a direção do ICHC e solicitou uma nova reunião com a equipe responsável pela implementação do Sistema MV para a enfermagem. Protocolamos um oficio para responder os seguintes questionamentos:

1) Quando foi feito o treinamento do Sistema MV para trabalhadores (as) da enfermagem do ICHC?

2) Qual a porcentagem de trabalhadores (as) atingidos neste treinamento?

3) Existe suporte técnico para o Sistema MV?

4) Se existe, quantos trabalhadores (as) estão disponíveis para este suporte técnico?

5) Qual percentual de equipamentos por plantão/setor/trabalhador (a)?

6) Existem equipamentos móveis e quantos estão disponíveis para os trabalhadores (as) da enfermagem?

7) Qual é o tempo médio para o lançamento das informações no sistema?

8) O Sistema MV foi implantado em outro instituto? Qual foi a aceitação?

9) Referente à segurança da informação, como é feita?

10) Qual é o parecer jurídico do NUDI (jurídico) sobre a segurança da informação no Sistema MV?
    Confira abaixo o que diz a resolução do COFEN, e que o Hospital das Clínicas não está cumprindo

Art. 4º Caso a instituição ou serviço de saúde adote o sistema de registro eletrônico, mas não tenha providenciado, em atenção às normas de segurança, a assinatura digital dos profissionais, deve-se fazer a impressão dos documentos a que se refere esta Resolução, para guarda e manuseio por quem de direito.

§1º O termo assinatura digital (CERTIFICAÇÃO DIGITAL) refere-se a uma tecnologia que permite garantir a integridade e autenticidade de arquivos eletrônicos, e que é tipicamente tratada como análoga à assinatura física em papel. Difere de assinatura eletrônica, que não tem valor legal por si só, pois se refere a qualquer mecanismo eletrônico para identificar o remetente de uma mensagem eletrônica, seja por meio de escaneamento de uma assinatura, identificação por impressão digital ou simples escrita do nome completo.

Confira o que o próprio sistema Soul MV diz sobre a importância da certificação digital:
    Uma vez eliminado o papel das operações, é preciso digitalizar a validação da assinatura de documentos, de forma a garantir autenticação, sigilo e integridade do conteúdo.

“Existem alguns modelos de assinatura digital. Ela pode ser realizada via cartão, token ou por meio do Hardware Security Module (HSM)”.

ATÉ O PRESENTE MOMENTO NÃO RESPONDERAM OS QUESTIONAMENTOS DO SINDSAÚDE E NÃO MARCARAM A REUNIÃO.

Em um hospital que diz ser excelência hospitalar na América Latina, e que tem procedimentos o tempo todo acontecendo, como transferências, admissões, intercorrências, cuidados e medicações, NÃO PODE DEIXAR OS TRABALHADORES (AS) A DISPOSIÇÃO DE UMA MÁQUINA.