Gestão Dória quer fechar Centro de Saúde Escola Geraldo Paula Souza
    Autor: Assessoria de Imprensa - SindSaúde-SP
    30/10/2017

O Centro de Saúde Escola Geraldo Paula Souza pertence à Faculdade de Saúde Pública da Usp e é uma das unidades de saúde mais antigas da América Latina.

Entre suas finalidades está a de ser um local de Ensino, Pesquisa e Assistência à Saúde. No tocante à Assistência à Saúde, um convênio com a Secretaria Municipal da Saúde, homologado em 2016, caracterizou o CSEGPS como UBS mista incorporando-o à Rede Pública Municipal de Saúde. Trata-se então de uma UBS responsável por atendimentos em nível de Atenção Primária aos moradores de sua área de abrangência, em acordo com os princípios da Equidade, Integralidade, Universalidade e da Participação Social previstos pelo SUS.

Atendendo mais de 5000 usuários a cada mês, abrange uma população de 110.000 moradores. O Centro de Saúde presta oferecendo mais de 20 especialidades médicas somadas ao importante atendimento da URSI – Unidade de Referência à Saúde do Idoso, inaugurado em 2016 com o convênio vigente.

A gestão do Secretário Municipal de Saúde, Wilson Pollara, decidiu romper o convênio que garante o funcionamento do Centro de Saúde essencial para a atenção básica da região Oeste, sendo que este é o único da região.

O centro de saúde, que é referência em tratamento e também treina estudantes de 25 faculdades de medicina e enfermagem do Estado (além de estágios para graduandos da FSP e da FOFITO - USP), custa por mês R$350 mil reais. Mas a Prefeitura decidiu romper o atual convênio, firmado em agosto de 2016, com a duração de 5 anos, mas renovável a cada ano. O corte do convênio significa a demissão imediata de 47 profissionais;sua expiração seria dia 07/09/2017, porém foi prorrogado por 60 dias - a vencer dia 31/10/2017.

Trabalhadores e funcionários vem se mobilizando fortemente no sentido de negociar com a prefeitura para defender o direito ao cuidado e atenção gratuita e de qualidade, no âmbito da atenção primária. Um em cada quatro pacientes atendidos é idoso, que não terá onde ser atendido na rede pública de saúde da cidade de São Paulo.

Apesar das inúmeras tentativas, diálogos e negociações por parte da gestão do CSEGPS, a Secretaria Municipal da Saúde vem colocando diversos inconvenientes para a viabilização e efetivação do convênio, que irá vencer no dia 31/10/2017.

O CSEGPS, a organização de usuários USO-SUS e o Centro Acadêmico Emílio Ribas chamam a todas e todos para um dia de mobilização em defesa do Centro de Saúde!

SAÚDE É DIREITO DE TODOS E DEVER DO ESTADO

Veja a programação do dia 30/10/2017

8h30 - Ato em defesa do CSEGPS na Av. Dr Arnaldo (concentração na frente do Centro)
    18h - MESA de DEBATE na Faculdade de Saúde Pública da USP com o tema “Querem fechar o Centro de Saúde da minha escola” para que alunos, docentes e funcionários da faculdade possam se inteirar da questão, somar na luta pelo CSEGPS e debater sobre a questão da precarização da atenção básica.

Composição da mesa:

Agueda Brazzolotto - Usuária e conselheira no Conselho Municipal de Saúde da Zona Oeste;
    Teresa Lima - Usuária e ex- funcionária do CSEGPS;
    Rodolfo Neder - Usuário e vice-presidente da Assosiação de Usuários do CSEGPS;
    Dra. Sônia Tucunduva - Diretora interina do CSEGPS;
    Alexandre Padilha - Ex-secretário de saúde do município, que firmou o atual contrato.
    LOCAL: Auditório Paula Souza - Faculdade de Saúde Pública