SindSaúde participa de debate contra fechamento Centro de Saúde Escola
    Autor: Assessoria de Imprensa - SindSaúde-SP
    01/11/2017

O Centro de Saúde Escola Geraldo Paula Souza pertence à Faculdade de Saúde Pública da Usp e é uma das unidades de saúde mais antigas da América Latina.

Entre suas finalidades está a de ser um local de Ensino, Pesquisa e Assistência à Saúde. No tocante à Assistência à Saúde, um convênio com a Secretaria Municipal da Saúde, homologado em 2016, caracterizou o CSEGPS como UBS mista incorporando-o à Rede Pública Municipal de Saúde. Trata-se então de uma UBS responsável por atendimentos em nível de Atenção Primária aos moradores de sua área de abrangência, em acordo com os princípios da Equidade, Integralidade, Universalidade e da Participação Social previstos pelo SUS.

A gestão do Secretário Municipal de Saúde, Wilson Pollara, decidiu romper o convênio que garante o funcionamento do Centro de Saúde essencial para a atenção básica da região Oeste, sendo que este é o único da região.

Na última segunda-feira (30), o diretor regional do SindSaúde-SP, Gilson de Souza Santos participou de uma mesa debate contra fechamento da unidade, também compunham a mesa o ex-ministro da saúde Alexandre Padilha, membros da direção da unidade, usuários e alunos da USP.