Bauru: CUT promove cidadania em escola ameaçada por vândalos
Autor: CUT-SP
14/11/2017
Crédito Imagem: SindSaúde-SP
Ação levou cultura e serviços à comunidade escolar
No último sábado, 11, a subsede de Bauru da CUT-SP, em parceria com a Escola Estadual Maria Aparecida H. Barbosa, Casa do Hip Hop, Apeoesp e Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma ação cidadã envolvendo a comunidade escolar da Vila Nova Esperança, zona oeste da cidade. A atividade contou com diversas apresentações culturais, brinquedos infláveis e serviços de saúde.
A escola, também conhecida como CAIC, foi escolhida para a ação devido à recente onda de vandalismo que resultou na depredação de parte de suas instalações. “Vimos que a comunidade está empenhada na defesa do CAIC. As ações de depredação são atos isolados. Eventos como este, que buscam a promoção da cidadania, são muito importantes para que a comunidade reconheça cada vez mais o papel dessa escola na educação dos filhos e filhas da população trabalhadora da zona oeste”, afirmou Itamar Calado, coordenador da subsede da CUT-SP na região.
Para a presidenta da Apeoesp, Maria Izabel Noronha, a Bebel, que esteve no evento, é preciso levar arte e cultura para a escola como forma de conscientizar pais, alunos e toda a comunidade sobre a importância da ocupação do espaço escolar. “A Apeoesp irá promover um encontro estadual envolvendo a juventude ligada ao Hip Hop”, anunciou. “A escola é um espaço público. É um espaço de todos e todas e deve estar aberta às manifestações culturais. Esta também é uma forma de educar”.
A atividade contou ainda com a participação do presidente da CUT-SP, Douglas Izzo. “Para a Central é uma honra fazer parte desse projeto. A educação, a cultura, o esporte e as brincadeiras são elementos essenciais para a construção de uma nova realidade nas comunidades”, destacou o dirigente em um bate papo com a juventude.