Cine Debate: Quanto vale ou é por quilo?
Autor: Janaina Luna - Direção do SindSaúde-SP
27/11/2017
Crédito Imagem: SindSaúde-SP
Lançado em 2005, produzido e dirigido por Sérgio Bianch, o filme narra por analogia o comércio de escravos e a atual exploração da miséria pelas Organizações Sociais "sem fim lucrativo”, materializando em cenas chocantes como as bases em que o Brasil foi construída e suas repercussões na atualidade.
Seu repertorio aponta diversos problemas decorrentes da desigualdade social, do racismo e da corrupção, além abordar como a omissão do Estado colabora para a manutenção deste cenário.
A escolha do filme se dá pela experiência vivida dos trabalhadores da saúde com as OSs dentro dos locais de trabalho. O objetivo é fazermos um debate em torno do quão difícil, mas não impossível romper com o véu da cegueira, para que possamos compreender os fatos que nos envolve não são aleatórios, e tão pouco isolados. Tudo faz parte de uma engenharia estruturante do capital.
Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.