TCE de SP encontra 23 irregularidades em serviços de saúde de organizações sociais
    Autor: Assessoria de Imprensa - SindSaúde-SP
    15/05/2018

Crédito Imagem: internet

Tribunal de Contas do Estado de São Paulo encontrou 23 irregularidades nos serviços prestados por organizações sociais que administram hospitais e unidades de saúde. O estudo foi feito a partir de um pedido da Assembleia Legislativa que abriu uma CPI para investigar as OS.

Entre as irregularidades encontradas estão:

Contratação de empresas de parentes de dirigentes das entidades sem um processo seletivo.

Contratação de treinamento de funcionários no mesmo horário de plantão - sendo que só o plantão foi comprovado.

Pagamento de despesas que não tem a ver com o serviço prestado.

Pagamento com dinheiro público de ações trabalhistas de períodos anteriores à assinatura do contrato entre estado e as OS.

Compra de insumos com preços acima do que o governo do estado paga.

Quantidade insuficiente de médicos.

Médicos ausente nos plantões, mas com ponto assinado. Há casos de médicos que anteciparam as assinaturas até o fim do mês.

O estudo começou depois de um pedido da Assembleia Legislativa, que em abril criou uma comissão parlamentar de inquérito para investigar as organizações sociais.

A CPI começou depois da denúncia de um desvio de R$ 4,5 milhões do Hospital Ouro Verde em Campinas.

"O motivo dessa CPI é mudar a legislação para mudar isso tudo, melhorar os contratos e aumentar fiscalização", diz o deputado Edmir Chedid (DEM), presidente da CPI das OS.