Assembleia dos Trabalhadores do IAMSPE
Autor: Iamspe - Ana Cristina Manente - Presidente
24/07/2018
Crédito Imagem: SindSaúde-SP
DIA 23 de julho o Sindsaude e a Afiamspe convocaram uma assembleia dos trabalhadores do IAMSPE para debater a seguinte pauta:
- corte dos plantões
- Insalubridade
- projeto de lei 347/2018 que dispõe sobre aprovação da jornada de trabalho de 30h para todos os trabalhadores de enfermagem da iniciativa privada, OSS e Fundações e está na Alesp aguardando votação.
A nossa assembleia contou com a participação de mais de 150 companheira e companheiros preocupados com o corte de plantões.
A Procuradoria Geral do Estado (PGE) mandou o RH notificar e suspender os plantões REGULAMENTADOS E NÃO REGULAMENTADOS de todos que entraram com processo com advogados Particular, requerendo a transformação dos mesmos em horas extras e outros.
Lembramos que tanto o Sindicato quanto a Afiamspe sempre alertaram e mostraram preocupação com esse tipo de ação, principalmente, porque poderia ter consequências não só para quem havia impetrado o processo, como para todos os funcionários.
A justificativa de vários companheiros (as) é que a partir do momento que o governo do Estado transferiu o IAMSPE para a Secretaria de Planejamento e Gestão, nós perdemos muito nos nossos salários. Na mudança de secretária, o Governo prometeu salários maiores e diferenciados das demais secretárias, mas o que realmente aconteceu foi que o nosso salário se tornou o menor do Estado e nem o Bônus, que diminui a cada ano, consegue equiparar a diferença.
Outro problema é a falta de correção nos valores dos plantões administrativos, exatos R$ 96,00 para 12 (doze) horas de trabalho, com ameaças constantes de corte e ainda convivemos com a falta da regulamentação da jornada de 30horas dos administrativos.
Diante disto, os trabalhadores do IAMSPE propõem que quem entrou com a ação não seja punido, conforme determinação da Procuradoria Geral do Estado.
Temos claro que os plantões são uma necessidade dos Serviços e com os cortes o atendimento aos nossos usuários e as condições de trabalho ficam ainda mais prejudicadas.