Trabalhadores com deficiência cobram direitos e alertam sobre eleições
    Autor: CUT-SP - Rafael Silva
    24/09/2018

Crédito Imagem: CUT-SP

Com atual governo, fruto do golpe, não teve avanço na política que trata sobre pessoa com deficiência

Nesta sexta-feira, 21, Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, trabalhadores e trabalhadoras com deficiência saíram às ruas da capital paulista para alertar a população sobre a consciência do voto e a necessidade de renovar o Congresso Nacional nas próximas eleições. A atividade foi realizada pela Secretaria de Políticas Sociais da CUT-SP, com apoio de sindicatos, na Praça do Patriarca, no centro de São Paulo.

Para os participantes, a atual composição da Câmara dos Deputados e do Senado é formada majoritariamente por representantes que votaram contra os direitos da classe trabalhadora, com medidas que atacam a população com deficiência.

No Brasil, a população com deficiência representa 24% do total de brasileiros, segundo o censo mais recente do IBGE. Entretanto, no mundo do trabalho, apenas 1% das vagas são ocupadas por essa população, principalmente, para subfunções.

A secretária de Políticas Sociais da CUT-SP, Kelly Domingos, lembrou que a pauta das pessoas com deficiência deve ser defendida por toda a população. “Muitos acham que os desafios da acessibilidade estão restritos à população com deficiência, mas todos nós estamos sujeitos a sofrer algum acidente. Por isso temos de cobrar políticas efetivas dos governantes. Além disso, existe a população idosa e as crianças que também são beneficiadas com um país inclusivo”.