Vale do Ribeira: vitória dos trabalhadores do Consaúde
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    10/11/2005

Os trabalhadores da saúde do Hospital Regional do Vale do Ribeira decidiram em assembléia geral na noite de ontem retornar ao trabalho após 23 dias em greve.

Em negociação com o Consaúde, os trabalhadores conquistaram:

- Reajuste de R$ 45,00 no salário base para todos os funcionários. Para o auxiliar de serviços esse valor significa 17,5%.
    - Vale-transporte
    - Instituição de uma Mesa de Negociação
    - Não desconto dos dias parados. Uma comissão foi formada para estudar a reposição das horas.

A vitória do movimento foi resultado da união dos trabalhadores que mostraram organização e mobilização para conquistar suas reivindicações.

Os trabalhadores ressaltam também a solidariedade de sindicatos da região e parlamentares que contribuíram com o movimento e nas negociações. O Sindsaúde-SP agradece ao coordenador da CUT na região, Roberto Barros Mateus Fouto, a Uvevar – União dos Vereadores do Vale do Ribeira, aos vereadores de Pariguera-Açú e Registro, ao presidente da Câmara de Pariguera-Açú, Aparecido Leonel Iano, ao presidente da Câmara de Registro, Raul Calazans, à deputada federal Telma de Souza, à deputada estadual Maria Lúcia Prandi e ao deputado Fausto Figueira, 1º secretário da Assembléia Legislativa de São Paulo, que esteve presente na Assembléia Geral na noite de ontem.

A greve dos trabalhadores do Hospital Regional do Vale do Ribeira, incluindo o Complexo Ambulatorial, o Laboratório Regional e o serviço de resgate – SAMU, foi decidida em assembléia geral, no dia 10 de outubro, diante da intransigência da direção do Hospital.

O Sindsaúde-SP entregou a pauta de reivindicações no dia 22 de março. Apesar de diversas reuniões com a superintendência do Hospital e a direção do Consaúde, as negociações não avançavam.

Atualmente trabalham nas quatro unidades públicas de saúde da região, administradas pelo Consaúde, 930 funcionários: 718 do Hospital, 140 do SAMU, 38 do Complexo Ambulatorial e 34 do Laboratório.

O Consaúde - Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira – é formado por 26 municípios da região (Apiaí, Barra do Chapéu, Barra do Turvo, Cananéia, Cajati, Eldorado, Iguape, Ilha Cumprida, Iporanga, Itariri, Itaóca, Itapirapuã Paulista, Itanhaém, Jacupiranga, Juquiá, Juquitiba, Miracatu, Mongaguá, Pariquera-Açú, Peruíbe, Pedro de Toledo, Registro, Ribeira, São Lourenço da Serra, Sete Barras, Tapiraí), representados pelos prefeitos.

Notícias anteriores
    31/10/05 - Greve no Vale do Ribeira: audiência no TRT