Livro relata 30 anos de história do SindSaúde-SP
    Autor: Assessoria de Imprensa - SindSaúde-SP
    08/10/2018

Obra resume o trabalho sindical de uma das maiores entidades de trabalhadores da área da saúde em três décadas de luta
    “Um sindicato classista, que representasse em sua essência a força dos trabalhadores da área da saúde pública do Estado de São Paulo”. Uma das frases da publicação resume o trabalho sindicalista e político do Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de São Paulo (SindSaúde-SP). Não por acaso, o discurso foi inserido no início da obra “SindSaúde, 30 anos”, que relata os 30 anos de lutas do SindSaúde-SP na defesa dos trabalhadores(as) da área da saúde estadual.
    O livro, previsto para ser lançado no final deste ano, é um trabalho minucioso que registra, sob diversos ângulos, a atuação de uma das maiores entidades de trabalhadores(as) desta área, desde a fundação em 1989 até a fase atual.
    A edição, assinada pela Rosa de Ouro Comunicação e coordenada pela diretoria e comunicação da entidade, também preserva relatos de trabalhadores(as) que marcaram a história do SindSaúde-SP. Uma contextualização política e histórica leva o leitor a situações marcantes nas quais as ações do sindicato estavam inseridas, e que mudaram o cenário da saúde no estado de São Paulo. O trabalho em conjunto geriu o projeto levantou vasto material iconográfico e documentos representativos da fase inicial do SindSaúde-SP.
    Segundo o presidente da entidade, Gervásio Foganholi, a preocupação da representatividade dos trabalhadores deve aumentar a cada gestão do SindSaúde-SP. “O governo pode terceirizar, estragar o serviço público e até deixar ser gerenciado por iniciativas privadas, mas os trabalhadores não tem culpa do modelo adotado pelos políticos. É aí que entramos, com uma representação forte e atuante”, ressaltou.
    Outro aspecto importante do livro é o paralelo traçado entre as atividades da categoria, do sindicato e das mudanças políticas pelas quais o Brasil passou nesses 30 anos. Três dos dados mais significativos desta história são a filiação de 10 mil trabalhadores(as) em um ano, as adesões expressivas nas greves gerais pela valorização da saúde e a dupla eleição de um presidente oriundo da classe trabalhadora.
    Não só a categoria da saúde pública, mas toda a coordenação e equipe de comunicação do projeto seguramente esperam que este livro, iniciado e finalizado na gestão de Gervásio Foganholi, seja o primeiro de muitos outros que venham a dar continuidade à coragem do SindSaúde-SP e dos trabalhadores(as) da área.