Sindicato unido e forte
desde 1989


    Dia da Consciência Negra relembra história de guerreiros do Brasil
    Autor: Assessoria de Imprensa - SindSaúde-SP
    14/11/2018

    Crédito Imagem: SindSaúde-SP

    O Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro) representa a celebração da nossa história como referência da luta contra a escravidão e o racismo. A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares um dos maiores líderes negros do Brasil.

    Junto com Dandara, Zumbi liderou o Quilombo de Palmares. Dandara foi esposa de Zumbi, o último dos líderes do Quilombo que era o maior do período colonial brasileiro. Dandara era uma guerreira negra que dominava técnicas de capoeira e lutava ao lado de homens e mulheres nas muitas batalhas geradas por ataques ao quilombo.

    Dandara se suicidou em 6 de fevereiro de 1694, quando foi presa. Jogou-se de uma pedreira direto para um abismo. Preferiu a morte a voltar a ser escrava. Já Zumbi morreu aos 40 anos de idade, em 1695, no dia 20 de novembro, assassinado pelo capitão Furtado de Mendonça.

    A importância de Zumbi dos Palmares é tão grande para o movimento negro que hoje seu nome batiza uma Faculdade e o Aeroporto Internacional de Maceió/AL. Em 1988, a escola de samba carioca Vila Isabel, homenageou Zumbi dos Palmares com o enredo "Kizomba, festa da raça". A escola conquistou o seu primeiro título com o tema.

    Foram estes guerreiros, que nos prepararam para sobreviver. Eles nos fizeram herdeiros da batalha e nos deixaram um legado histórico que fortalece o princípio da nossa luta contra a opressão social e racial e uma vida digna, com liberdade, igualdade e cidadania para os trabalhadores de todas as cores.

    A agenda do Combate ao Racismo emerge da necessidade de liberdade e consideração pela nossa história. Nos dias atuais, não podemos negar a existência do racismo e a importância de ter sido quebrado o mito da democracia racial.

    “Valeu Zumbi!
    O grito forte dos Palmares
    Que correu terras, céus e mares
    Influenciando a abolição”
    Samba Enredo Unidos de Vila Isabel (RJ) 1988 - Kizomba, Festa da Raça.









Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não