HC fecha triagem na porta do PS
    Autor: Assessoria de Imprensa - SindSaúde-SP
    03/12/2018

Desde o dia 22 de novembro, o Hospital das Clínicas de São Paulo parou de realizar a triagem de pacientes no Pronto-Socorro (PS). Quem não se sentia bem e se dirigia até o local em busca de atendimento, agora é encaminhado por um funcionário (a) do administrativo para outra unidade, o PS da Lapa.

Até mesmo funcionários do próprio Hospital sofrem com a medida. De acordo com o diretor regional do SindSaúde-SP, Gilson Santos, trabalhadores (as) do HC que sentiram mal durante o expediente foram encaminhados para atendimento em outro local. O diretor sindical se reuniu na última semana com conselheiros estaduais de saúde para debater a questão.

Em reportagem da Folha de São Paulo, o professor da Faculdade de Saúde Pública da USP Gonzalo Vecina Neto, disse que a triagem realizada por uma pessoa leiga, pode significar um risco ao paciente ou até ser entendido como omissão de socorro.

Atualmente o Pontro-Socorro do HC atende casos de emergências trazidos por ambulâncias, resgate e o helicóptero da PM. O SindSaúde-SP ressalta que congelamento por 20 anos dos investimentos públicos em saúde trará consequências negativas. Serviços estão sendo fechados e unidades terceirizadas. Alertamos que o sucateamento da saúde pública tem vista no projeto de privatização do setor, com intenção de fazer da saúde pública um grande mercado. Saúde Pública é direto e não negócio!