Campanha Salarial 2019: SindSaúde-SP fará ato performático no vão livre do Masp, dia 24 de maio (sexta-feira)
    Autor: por Redação, do Sindsaúde-SP
    08/05/2019

Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de São Paulo (Sindsaúde-SP) convoca todas as trabalhadoras e trabalhadores da base para participarem de ato em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e de condições dignas de trabalho. O ato faz das atividades da Campanha Salarial 2019, a concentração será às 10h, na Praça dos Ciclistas (na Av. Paulista, na altura do número 2.439 – próximo à estação Consolação do metrô).

Os manifestantes irão caminhar até o vão livre do Masp, entregando uma carta aberta à população, alertando a situação enfrentada e ao final da atividade, haverá um ato performático para denunciar as condições precárias da saúde pública no estado de São Paulo e os problemas enfrentados pelos trabalhadores no dia a dia na atuação profissional e pelos usuários. Além disso, será tratado como a Reforma da Previdência prejudicará os brasileiros, caso seja aprovada.

A atividade será realizada conjuntamente com outras entidades, como encerramento da 78ª Semana Brasileira da Enfermagem.

Campanha 2019
    Nesta campanha salarial, as trabalhadoras e trabalhadores públicos da Saúde reivindicam a reposição das perdas salariais de 45,58%, o reajuste do valor do vale-refeição para R$ 34,49 e do valor do Prêmio de Incentivo para toda a categoria com isonomia dentro de cada nível, além de 30 horas semanais como jornada máxima de trabalho para os cargos administrativos das autarquias, sem redução de salário.

No dia 22 de abril, a diretoria do Sindsaúde-SP cobrou um posicionamento da Secretária de Estado da Saúde (SES) quanto à pauta de reivindicações, que foi protocolada em março deste ano. Contudo, o secretário de Saúde, José Henrique Germann Ferreira, alegou que ainda não tinha apreciado o conteúdo, com isso, ficou acertado que haverá uma nova reunião para discutir as solicitações dos trabalhadores. O Sindsaúde-SP está aguardando o posicionamento da secretaria em relação a data da próxima mesa de negociação.

Perdas históricas
    Desde 1º de março 2012, as trabalhadoras e trabalhadores tiveram um reajuste de apenas 3,5% e a inflação acumulada para o período foi de 50,68%, levando em consideração o Índice de Custo de Vida, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (ICV-Dieese). “Ficamos anos sem reajustes ou aumentos salariais por muitos anos, somente para repor o que a inflação levou dos nossos salários desde 2012, precisamos de um reajuste de 45,58% em 1º de março de 2019, considerando o ICV-Dieese”, enfatizam os trabalhadores no documento encaminhado ao governo.

MarcosdoRosario 08/05/2019
Pq o Sindsaude faz todo ano propostas de aumento salarial e não consegue 1% de aumento , não teria que apelar pra justiça? Pq o PSDB por sua vontade não vão dar nada de novo , como fizeram no passado , presente e farão no futuro.

WILSONSARTORELLI 08/05/2019
Sempre o mesmo bla bla bla. A reposição das perdas salariais jamais conseguirão. Deveriam pedir reajuste anual com base na inflação do período anterior, como acontece no INSS. É utopia pensar em conseguir êxito nessa solicitação devido ao momento econômico que se agrava com o passar do tempo. Pensem em soluções plausíveis e deixem de lutar por propostas inatingíveis. Talvez este comentário deixe de ser publicado, depende do parecer do moderador, mas, quero deixar claro que não concordo com as mazelas praticadas contra os tão laboriosos funcionários públicos. Só que as propostas devem ser mais realista, deixem de solicitar o que não pode ser atendido. Entra ano e sai ano, a mesma ladainha.