Ato da Saúde foi assunto na imprensa
    Autor: por Nádia Machado, do SindSaúde-SP
    27/05/2019

O ato das trabalhadoras e trabalhadores, organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de São Paulo (SindSaúde-SP), contra o desmonte do Sistema Único de Saúde (SUS) e em defesa de condições dignas de trabalho e valorização dos profissionais foi tema no Seu Jornal, da TVT e do Saúde Popular, do Portal Brasil de Fato.

Veja as matérias que trataram sobre a atividade realizada na última sexta-feira (24), na avenida Paulista e que reuniu centenas de trabalhadores de várias cidades do estado, como o Grande ABC, Araçatuba, Araraquara, Assis, Baixada Santista, Campinas, Lins, Marília, Mogi das Cruzes, Osasco, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Sorocaba, Vale do Paraíba e capital paulista.

Seu Jornal, da TVT

Saúde Popular, do Brasil de Fato

Trabalhadores de SP protestam contra desmonte do SUS e da Previdência

Ato na avenida Paulista também cobrou do governador Doria (PSDB) uma resposta à pauta da categoria entregue em abril

Centenas de trabalhadores e trabalhadoras da saúde protestaram nesta sexta-feira (24) na avenida Paulista, em São Paulo (SP), contra a reforma da Previdência e o desmonte do Sistema Único de Saúde (SUS). “Isso foi um esquenta para as próximas manifestações [30 de maio e 14 de junho]. Tem que fazer uma greve geral porque não tem como continuar esse descaso que está o Brasil”, afirmou Cleonice Ribeiro, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de São Paulo (SindSaúde-SP).

O movimento, que reuniu servidores de diversas cidades do interior e da Grande São Paulo, partiu da Praça do Ciclista até o vão livre do MASP, em protesto contra as condições precárias da saúde pública no estado de São Paulo.

Durante o trajeto, os manifestantes entregaram uma carta aberta à população, onde explicam o “Caos na Saúde do Estado de São Paulo”. O ato também serviu para cobrar uma manifestação do governador João Doria (PSDB) que, segundo o SindSaúde, segue há um mês em silêncio com relação à pauta salarial 2019, entregue em 22 de abril.

Uma das reivindicações é por novos concursos. Segundo levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) reduziu 2,4 mil profissionais concursados de seu quadro por ano. Em março de 2016 eram 53.269 trabalhadores; em janeiro de 2018, o número passou a 48.555. O déficit de funcionários da saúde no estado é estimado em 55.913.

Clique aqui e leia na íntegra.