Dia Mundial da Saúde
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    07/04/2006

Para marcar o Dia Mundial da Saúde, entidades sindicais, movimentos populares e parlamentares comprometidos com a defesa do SUS – Sistema Único de Saúde - realizaram hoje de manhã um Ato Público em frente ao Teatro Municipal, na Praça Ramos de Azevedo, Centro da Capital.

O Ato foi organizado pela Plenária Municipal da Saúde, formada por entidades sindicais e usuários da saúde.

Representantes das entidades sindicais denunciaram a precarização do trabalho dos funcionários públicos na saúde tanto do estado quanto do município.

Parlamentares defenderam o controle social do SUS, denunciando o veto do ex-governador Alckmin à implantação de conselhos gestores nas unidades de saúde no Estado. Também foi ressaltada a importância da aprovação do projeto que regulamenta a Emenda 29, que trata do financiamento do SUS e que está parado no Congresso Nacional.

Representantes de usuários denunciaram a dificuldade de acesso à saúde em diversas regiões da capital.

Em seguida os manifestantes foram em passeata até a Prefeitura da Cidade de São Paulo para protestar contra a implantação das Organizações Sociais, entidades privadas, na saúde municipal. Em frente ao Gabinete do Prefeito, usuários da saúde presentes fizeram relatos da situação da saúde de diversas regiões da cidade.