1,4 milhão de casos de dengue foram registrados somente este ano
    13/09/2019

Crédito Imagem: Arte Roberto Araujo

É um aumento em 600%, se comparado ao mesmo período do ano passado

Foram registrados 1.439.471 casos de dengue em todo o país, somente até 24 de agosto deste de 2019, entre eles 591 morreram devido à doença. Isso significa que houve um aumento em 600% se comparado ao mesmo período do ano passado. Os dados são foram divulgados pelo Ministério da Saúde na última terça-feira (10).

Minas Gerais e São Paulo são os estados que com maior número de casos, os dois estados juntos concentram 63% dos registros da doença. Em Minas Gerais foram 471.165, um ano antes foram 23.290 registros. Em São Paulo, a incidência foi de 437.047 casos, enquanto no mesmo período em 2018 foram reportados 11.465.

Além do aumento dos casos de dengue, o Ministérios da Saúde informou cresceu o registro aumento nos casos de zika vírus e de chikungunya. Em todo o país houve alta de 44% nos casos chikungunya, com 57 mortes. Já o zika vírus teve aumento de 47% e foram registradas duas mortes.

Em meio a todo esse transtorno, o governo do estado de São Paulo anuncia que vai extinguir o órgão que faz o controle dos transmissores, a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen). “O governo irá mudar a forma de atuação em campo, com foco na parte da pesquisa, reduzindo o controle no âmbito estadual. A responsabilidade do controle ficará a cargo do município que muitas vezes não tem orçamento suficiente para dar conta desse trabalho“, explica Alexandre Senna, diretor de Comunicação e Imprensa do SindSaúde-SP.