SindSaúde-SP realiza Plenárias Regionais em todo o estado de São Paulo
Autor: por Redação SindSaúde-SP
20/09/2019
Crédito Imagem: SindSaúde-SP
Trabalhadoras e trabalhadores debatem sobre problemas nos locais de trabalho e traçam estratégias junto ao Sindicato para combater a perda de direitos
O Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de São Paulo (SindSaúde-SP) está realizando as Plenárias Regionais em todo o estado, para que as trabalhadoras, os trabalhadores, delegadas e delegados sindicais de base possam compartilhar os problemas enfrentados em suas unidades e junto ao sindicato traçar estratégias para garantir condições dignas na atuação profissional e melhor qualidade de atendimento à população (veja programação ao final do texto).
“Essas plenárias são uma forma do SindSaúde-SP estar mais próximo aos trabalhadores, para que a gente possa construir conjuntamente uma forma de combater a perda de direitos e enfrentar os problemas do dia a dia, diante de uma conjuntura que desvaloriza a trabalhadora e o trabalhador do serviço público”, ressalta Cleonice Ribeiro, presidenta do SindSaúde-SP.
Cleonice também reforça que os cortes e contingenciamentos de verba feitos pelos governos estadual e federal, estão afetando a assistência à população e piorando as condições de trabalho de quem cuida da saúde da população. “A Emenda Constitucional 95, que limita os gastos federais, e os contingenciamentos do governo do estado de São Paulo está afetando ainda mais a saúde, que já era subfinanciada”, afirma a presidenta. E completa: “Então, nessas plenárias queremos entender o sentimento dos trabalhadores diante de tudo isso, de como ele está sentindo essa mudança no financiamento.”
A primeira plenária foi realizada na última quarta-feira (18) em São José dos Campos, região do Vale do Paraíba. “O SindSaúde-SP é um sindicato que representa não só os trabalhadores, mas também as áreas sociais, pois estamos preocupados com o momento que estamos vivendo. Então, nós reunimos delegados de base, trabalhadores, aposentados, militantes, enfim a nossa resistência que está preocupada e está na luta todos os dias”, salientou Albertina Penna, diretora regional do Vale do Paraíba.
Albertina também explicou que durante a plenária foi tratado sobre problemas no atendimento de nas urgências e emergências e falta de médicos, além de problemas mais específicos de algumas cidades, como em São José dos Campos, por exemplo, que houve a abertura para as Organizações Sociais da Saúde (OSSs). “Estamos aqui reunidos, para da nossa forma, melhorar essa situação”, explica.
A próxima Plenária Regional será para as trabalhadoras e trabalhadores das regiões Oeste I e III da capital paulista, coordenadas pelos diretores José Carlos Salvador e Silas Lauriano Neto, respectivamente. A atividade será no dia 25 de setembro (quarta-feira), das 10h às 16h, na sede do SindSaúde-SP (na Rua Paula Ney, 546, Vila Mariana, São Paulo-SP).
Calendário
Já foram realizadas plenárias das regiões do
Vale do Paraíba,
Oeste I e III da capital paulista,
Ribeirão Preto, região norte da capital, São José do Rio Preto, ABC/Mauá,
Mogi das Cruzes e Região,
Marília e Bauru,
Leste I e II,
Campinas,
Lins e Promissão,
Guarulhos Centro,
Sul,
Sudeste, Iamspe,
Quarteirão,
Oeste II,
Presidente Prudente,
Baixada santista,
Osasco e
Araçatuba. Participe das próximas plenárias, veja abaixo as datas das próximas atividades e acompanhe as atualizações* do calendário nas redes sociais do SindSaúde-SP.
Sorocaba
Cancelada e será reagendada em breve.
*Última atualização em 19 de novembro