28 de outubro: dia da trabalhadora e do trabalhador do serviço público
    Autor: por Redação SindSaúde-SP
    28/10/2019

Nesta segunda-feira, dia 28 de outubro, é celebrado o Dia da trabalhadora e do trabalhador do serviço público. A data foi instituída por meio da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937, mas somente em 28 de outubro de 1939, por meio do decreto 1.713, que foi publicado os direitos e deveres das trabalhadoras e trabalhadores que atuam no serviço público.

O SindSaúde-SP sabe que mesmo após 80 anos da publicação dessa data, infelizmente, as trabalhadoras e trabalhadores do serviço público não têm muito que comemorar, tendo em vista o desmonte orquestrado pelo atual governo federal que pretende acabar com a estabilidade desse trabalhador e do governo estadual que quer privatizar os serviços. Isso sem contar às quase duas décadas que não há grandes concursos para repor o quadro que já está envelhecido, mas não podemos nos esquecer de tudo que esses trabalhadores construíram.

São essas trabalhadoras e trabalhadores que todos os dias enfrentam o desmonte do serviço público e a desvalorização por parte de vários governos, para prestar um serviço de qualidade. São eles que mesmo sem insumos e materiais básicos dão um jeito e se dedicam para acolher à população. O SindSaúde-SP os parabeniza por toda garra para manter o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), mesmo diante do desmonte da Saúde, e por toda força para lutar por todos os direitos conquistados até aqui.

A luta precisará ser intensificada, para reverter as perdas de direitos e o SindSaúde-SP continuará na luta em defesa da Saúde Pública e de todos os demais serviços públicos essenciais como: educação, segurança, transporte etc. e, principalmente, das trabalhadoras e trabalhadores que estão na linha de frente.

Ponto facultativo
    Conforme o decreto nº 64.517, de 7 de outubro de 2019, o Governo do Estado de São Paulo suspendeu o expediente das unidades de serviço público ligados à Administração Direta e às autarquias, durante o dia 28 de outubro. Contudo, segundo o artigo 2º do decreto, não aplica às unidades que prestam serviço especial e de funcionamento ininterrupto, como hospitais.

Funcionamento do SindSaúde-SP
    Nesta segunda-feira (28), não haverá expediente na sede e subsedes do SindSaúde-SP. As atividades serão retomadas na terça-feira (29), em horário normal de funcionamento.