Venha debater: Por que defender a fila única no SUS?
Autor: Redação SindSaúde-SP
18/05/2020
Crédito Imagem: SindSaúde-SP
A secretária-adjunta de Administração e Finanças do SindSaúde-SP, Maria Aparecida Godoi de Faria*, irá mediar a live com o tema “Por que defender a fila única no SUS?”, nesta segunda-feira (18), às 19h30.
Para debater o tema foram convidados o deputado federal Alexandre Padilha, que é e médico infectologista; o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto; e o presidente da CUT Nacional, Sérgio Nobre. A transmissão ao vivo é organizada pela CUT Brasil e também compartilharemos no Facebook do SindSaúde-SP.
O déficit de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) é um dos temas mais tratados diante da Pandemia de Covid-19. E não é para menos! Os brasileiros estão morrendo na fila aguardando a chance para ser internados. Faltam respiradores que atenda a todos que tiveram o quadro agravado devido ao Covid-19.
Estados como Maranhão e Amazonas já estão com o Sistema Único de Saúde (SUS) saturados. Aqui, no estado de São Paulo, o colapso do sistema não está distante. Segundo dados do próprio governo, há hospitais da rede que ultrapassaram 100% de sua capacidade. É o caso do Hospital Estadual de Sapopemba, o Hospital Geral de Guaianases e o Hospital de Geral de São Vicente.
*Maria Godoi também é secretária-adjunta de Finanças da Central Única dos Trabalhadores (CUT), secretária de Saúde do Trabalhador da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT) e presidenta do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
Com informações da CUT