Sindsaúde-SP ganha ação do qüinqüênio
    Autor: SindSaúde-SP
    31/08/2006

O Sindsaúde-SP ganhou mais uma ação em favor de trabalhadores da saúde referente ao recálculo do adicional por tempo de serviço (qüinqüênio).

O trabalhador que tem direito ao adicional, conhecido como qüinqüênio, recebe um valor muito baixo, porque o cálculo é feito apenas sobre o salário base. O Sindsaúde-SP entrou com ação para que o cálculo seja feito sobre o salário total, ou seja, salário base mais gratificações.

O Sindicato entrou com o processo em setembro de 2003 e a sentença favorável foi publicada no Diário Oficial do Estado (Seção II, pág. 40) no dia 15 de agosto de 2006, beneficiando 30 trabalhadores da região de Marília. Cada processo engloba grupos de aproximadamente 30 filiados.

Além desse processo, o Sindsaúde-SP move outros diversos tipos de ações trabalhistas contra o Governo do Estado, cuja relação está disponível na página jurídica de nosso site. Com relação ao recálculo do adicional por tempo de serviço, há outras ações tramitando na justiça.

A partir da data de publicação em Diário Oficial (15/08/06), o Estado tem 90 dias para cumprir a determinação judicial e passar a pagar corretamente o trabalhador. Porém o pagamento dos atrasados pode demorar mais algum tempo. Infelizmente o Governo do Estado não tem honrado suas dívidas trabalhistas, desde 1998 deixou de pagar precatórios.

Relação dos filiados

Ana Maria Morette