SindSaúde-SP realizará ato em homenagem aos trabalhadores vítimas de Covid-19 e em defesa da vida
    Autor: SindSaúde-SP
    30/07/2020

Para homenagear os trabalhadores da saúde pública do estado de São Paulo que faleceram devido à Covid-19, o SindSaúde-SP realizará um grande ato simbólico no dia 14 de agosto. A concentração será às 10h, em frente à nova sede do Sindicato, localizada na rua Teodoro Sampaio, 483, Cerqueira César (próximo ao metrô Clínicas).

Para defender a vida de quem está na linha de frente, os trabalhadores seguirão em caminhada até a Secretaria de Estado da Saúde (SES), onde farão um protesto contra o descaso do governo. “A secretaria não oferece Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) adequados, nem treinamento de prevenção para os profissionais e ainda implementa uma política de desvalorização do serviço público, com retirada de direitos dos trabalhadores e sucateamento das unidades de saúde para colocar em prática a privatização dos serviços. E todas essas medidas contribuem para o adoecimento e até mesmo a morte de tantos trabalhadores”, avalia Roseli Ilídio, secretária de organização do SindSaúde-SP.

O ato será encerrado na Praça Adib Jatene, conhecida como Praça da Tristeza, dentro do complexo do Hospital das Clínicas de São Paulo (HC-SP), ponto que marca a luta das trabalhadoras e dos trabalhadores do complexo hospitalar.

Mortes
    Infelizmente, pelo menos 50 trabalhadoras e trabalhadores da saúde estadual faleceram devido à doença, segundo levantamento do SindSaúde-SP, até às 13h tarde desta quinta-feira (30). O SindSaúde-SP reforça que essas informações não são oficiais, são dados que chegam por meio de trabalhadores e trabalhadoras, que estão atuando nessas unidades. O Sindicato, por diversas vezes em mesa negociação, cobrou da Secretaria de Estado da Saúde (SES) a divulgação dos dados oficiais de afastamentos e das mortes.

Para o Sindicato, a falta de transparência em um momento como esse é uma negligência por parte do estado. Defendemos que as informações oficiais precisam ser amplamente divulgadas, é um respeito necessário para com as famílias e colegas de trabalho. Cada ocultação amplia o problema, já que pessoas que conviveram com infectados não podem, fazer os testes e identificar com rapidez a contaminação para se protegerem.

Além disso, o SindSaúde-SP vem cobrando incessantemente à SES, chegando a entrar na Justiça, para que sejam fornecidos os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e que todos os trabalhadores passem por treinamento para garantir o uso adequado e assim evitar o contágio.