SindSaúde-SP repudia denúncia de STJD contra jogadora Carol Solberg
    Autor: Maria Aparecida de Deus Ribeiro Alves, Cidinha
    30/09/2020

A jogadora de vôlei de praia Carol Solberg foi denunciada, ontem (29), pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), por ter gritado “Fora, Bolsonaro” em uma entrevista concedida após a cerimônia de premiação de uma etapa do Circuito Brasileiro de vôlei de praia, na qual ela ganhou a medalha de bronze. A competição ocorreu em 20 de setembro, no Rio de Janeiro.

O SindSaúde-SP repudia a decisão do tribunal e oferece seu apoio à jogadora, por entender que Carol exerceu seu direito à liberdade de expressão, um dos pilares de um país democrático, como o Brasil.

Cidinha
    Carol, que é filha da ex-jogadora de vôlei Isabel Salgado, foi denunciada com base nos artigos 191 e 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). De modo geral, os artigos tratam de conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva. Se for punida, ela pode ser multada entre R$ 100 e R$ 100 mil e ainda ser suspensa por seis jogos.

Lembrando que, até hoje, nenhum atleta de vôlei foi punido por expressar apoio ao presidente da República durante partidas. Foi o caso, por exemplo, de Wallace e Maurício Borges, que fizeram 17 com os dedos (número do então candidato a presidene) durante jogo pela Liga Mundial de vôlei. À época, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) defendeu o posicionamento dos atletas, alegando tratar-se de “liberdade de expressão”.

*Maria Aparecida de Deus Ribeiro Alves, a Cidinha,  é secretária de Mulheres do SindSaúde-SP, pela gestão 2019-2021.