Um em cada quatro paulistanos adultos já foram infectados pelo coronavírus
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    22/10/2020

Somente na cidade de São Paulo, 2,2 milhões de pessoas foram infectadas pelo coronavírus, número que representa 26,2% da população adulta moradora da cidade. Os dados são do estudo SoroEpi MSP, conduzido por médicos e cientistas com apoio financeiro do Grupo Fleury, IBOPE Inteligência, Instituto Semeia e Todos pela Saúde.

Os dados são da quarta fase do monitoramento, que foi realizada de 1º a 10 de outubro. Os resultados mostram que 26,2% da população adulta da cidade de São Paulo possui anticorpos contra o SARS-Cov-2, porcentual que chega a 35,8% entre aqueles que têm o ensino fundamental completo.

Fase anterior

Comparativamente à fase anterior do estudo, a pesquisa apontou aumento de 8,3 pontos porcentuais na soroprevalência, ou seja, nos anticorpos presentes contra o coronavírus. O porcentual para de 17,9% para os atuais 26,2%. Isso significa que, entre julho e outubro, aproximadamente 700 mil adultos foram infectados pelo coronavírus.

Raça, escolaridade e renda

Os distritos mais ricos da cidade são os que menos têm casos de infecção. Do total de infectados, 21,6% estão nas localidades mais ricas e 30,4%, nas mais pobres.

Aqueles com até o ensino fundamental foram 2,2 vezes mais infectados que os indivíduos com nível superior (são 35,8% contra 16%).

De mesmo modo, os pretos e pardos também foram mais afetados (31,6%) que os brancos (20,9%).

Para saber mais detalhes do estudo, clique aqui.