Ato em SP mobiliza trabalhadores contra a reforma administrativa
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    27/10/2020

A data em que se comemora oficialmente o Dia das Servidoras e dos Servidores Públicos, em 28 de outubro, será marcada pela Mobilização Nacional de Luta contra a Reforma Administrativa do presidente Jair Bolsonaro. O ato acontece na Praça do Patriarca, no centro de São Paulo, a partir das 13h30.

Organizada pelo Macrossetor do Serviço Público da Central Única dos Trabalhadores de São Paulo (CUT-SP), quem for participar da manifestação deve usar máscaras e manter o distanciamento mínimo obrigatório (mínimo 1,5 metro), além dos demais protocolos sanitários, como higienizar as mãos.

O ato na Praça do Patriarca marca uma série de outros organizados por centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais contra a reforma.

Projeto

O projeto de reforma administrativa foi entregue à Câmara dos Deputados em setembro. A Proposta de Emenda à Constituição nº 32/2020, do ministro da Economia, Paulo Guedes, contém uma série de propostas que correspondem a um verdadeiro ataque às trabalhadoras e trabalhadores do serviço público em áreas fundamentais, como saúde e educação.

Conforme levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), 53,1% dos servidores públicos ganham até quatro salários-mínimos, e trabalham nas áreas de saúde, assistência social, educação, serviços e administrativa.

Com informações do site da CUT.