Prefeito de São Paulo desmonta a Coordenadoria de Vigilância em Saúde
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    27/10/2020

O prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, Bruno Covas (PSDB), desmontou a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), a exemplo do que o governador João Doria, a quem ele substituiu na prefeitura, vem fazendo com as empresas públicas do estado, como a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), que foi extinta.
    A Covisa é responsável pelo planejamento de ações contra a disseminação de doenças, fiscalização de estabelecimentos de saúde e alimentos, e estabelecimento de normas técnicas de saúde.
    O órgão, por exemplo, foi um dos que sempre se manifestaram contra a volta às aulas e à reabertura de cinemas e outros espaços que causam aglomeração, enquanto a capital paulista esteve na fase 3-amarela do Plano São Paulo, que coordena a reabertura do comércio.
    A exemplo do que vem acontecendo no estado, o desmonte da Covisa foi feito sem planejamento. A prefeitura justificou a medida como uma “descentralização” do órgão.
    As coordenadorias que receberam os 257 profissionais removidos não tinham estrutura adequada para instalá-los, o que levou o órgão a se reduzir a uma mesa com um cartaz de papel em várias regiões da cidade.

As informações são da Rede Brasil Atual.