Conselho Nacional pede manutenção de R$R 35 bi para a Saúde
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    04/11/2020

Mais de 550 mil pessoas já assinaram um abaixo-assinado encabeçado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), colegiado vinculado ao Ministério da Saúde, pedindo a manutenção dos R$ 35 bilhões do orçamento emergencial para a saúde no Orçamento de 2021.

O abaixo-assinado pretende angariar 1 milhão de assinaturas para, assim, ter mais força de pressão no Congresso Nacional para que os recursos sejam mantidos no ano que vem.

Em 31 de dezembro, expira o decreto de estado de emergência pela pandemia da Covid-19. Com o fim do decreto, volta a valer o teto de gastos no Orçamento da União, o que ocasionaria a perda dos R$ 35 bilhões para a Saúde.

Segunda onda

Conforme dados da universidade americana Johns Hopkins, que tem um centro de monitoramento dos casos de Covid-19 pelo mundo, o Brasil registrava na manhã desta quarta-feira (04), 5.566.049 casos da doença e 160.496 mortos, sendo o segundo país do mundo em número de mortes, perdendo somente para os Estados Unidos.

A Europa está vivendo uma segunda onda da doença e, por essa razão, seria muito ruim para o Brasil perder esses recursos, uma vez que a situação no país não está estável.

Perdas do SUS

Desde 2018, quando passou a valer a emenda de teto de gastos (Emenda Constitucional 95/2016), o Sistema Único de Saúde (SUS) já perdeu R$ 22,5 bilhões em investimentos. O gasto por pessoa baixou de R$ 594, em 2017, para R$ 583, em 2019.

Com informações do site da CUT

Para assinar o abaixo assinado, clique aqui.