CUT-SP cria canais de denúncia contra racismo
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    09/11/2020

No mês de celebração da Consciência Negra, a Central Única dos Trabalhadores de São Paulo (CUT-SP) criou importantes canais de denúncias contra o racismo. Pelo e-mail [email protected] e pelo WhatsApp (11) 94059-0237, as trabalhadoras e trabalhadores negros que se sentirem vítimas ou presenciarem ações discriminatórias poderão fazer as denúncias.

A orientação é para que, quem for denunciar, tenha em mãos o maior número de dados possível, como local da ocorrência, data, dizer se são vítimas ou testemunhas, enfim, o maior número de informações possível para o entendimento da prática de racismo.

Webnário

A iniciativa foi lançada na última sexta-feira (06), quando a CUT-SP realizou um webinário sobre direitos humanos e mundo do trabalho. O atendimento, gratuito, será realizado por advogados parceiros da central.
    A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 3º, garante a promoção do bem de todos os indivíduos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e qualquer forma de discriminação.

A Lei nº 7.716, de 1989, conhecida como “Lei Caó”, tipifica a prática de racismo impondo pena de até cinco anos de reclusão em situações que envolvam a negação de acesso, ascensão profissional de emprego, entre outras razões, em função de discriminação de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

Essa lei foi ampliada em 2010 pelo Estatuto da Igualdade Racial (Lei nº 12.288), que amplia os direitos da população negra.

O SindSaúde-SP apoia iniciativas como essa e reafirma o seu compromisso para lutar contra o racismo no ambiente de trabalho e na sociedade como um todo. #NãoaoRacismo

JosLuizdeFaria 09/11/2020
Tenho 73 anos sou cardíaco tenho cancer de próstata Tenho um precatório referente à sexta parte retroativo à 2002 Gostaria de saber quando irei receber meus direitos