Anvisa suspende testes de vacina chinesa contra a Covid-19
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    10/11/2020

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu, nesta terça-feira (10), os testes da vacina chinesa Coronavac, feita por meio de parceria entre o laboratório chinês Sinovac e o Instituto Butantan, após a morte de um voluntário que não estaria relacionada com os testes. A ideia é de que esta vacina possa ser distribuída a outros estados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Em mensagem pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro ironizou a suspensão, dizendo que “ganhou mais uma” do Doria, numa referência ao governador de São Paulo, João Doria Jr., um defensor da vacina feita em parceria com a China.

Por várias ocasiões, Bolsonaro ironizou a vacina contra a Covid-19, chamando-a de “vacina chinesa do Doria”, e dizendo que não aprovaria um medicamento ainda não cientificamente comprovado, o que é uma inverdade, uma vez que a Coronavac ainda está em fase de testes em humanos.

A politização dos testes por parte do presidente tem sido bastante criticada, uma vez que, no Brasil, 162.628 pessoas já morreram até esta terça-feira da doença, enquanto outras 5.675.032 foram infectadas pelo coronavírus desde o início da pandemia.

São Paulo

Conforme dados do site da Secretaria de Estado da Saúde, o estado de São Paulo possuía, até esta tarde, 1.125.936 casos confirmados da doença e 39.717 óbitos.