Notícia
Mais da metade da população brasileira com 18 anos ou mais (159,1 milhões de pessoas) teve alguma doença crônica no ano passado, conforme levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério da Saúde. A mais recorrente é a hipertensão arterial, doença apontada por 23,9% dos indivíduos entrevistados (38,1 milhões de pessoas).
A Pesquisa Nacional de Saúde 2019 mostrou que a pressão alta atinge mais as mulheres e as pessoas mais velhas (56,6% dos que estão na faixa entre 65 e 74 anos e 62,1% dos que estão acima dos 75 anos).
Os dados são utilizados para que políticas públicas de combate a essas doenças possam ser realizadas. Confira abaixo algumas das doenças relatadas pelos entrevistados.
Depressão
O levantamento, feito em parceria com o Ministério da Saúde, mostrou ainda que 10,2% dos entrevistados (16,3 milhões de pessoas) teve diagnóstico de depressão e, mais uma vez, as mulheres também são as mais afetadas (14,7% contra 5,1% dos homens). Do total que relatou o diagnóstico, 48% disseram usar algum tipo de medicamento contra a doença.
Colesterol e diabetes
Do total de entrevistados, 14,6% (23,2 milhões) tiveram diagnóstico de colesterol alto e 7,7% da população (12,3 milhões) foram diagnósticos com diabetes.
Coração e AVC
O diagnóstico de alguma doença do coração foi relatado por 5,3% dos entrevistados (8,4 milhões), enquanto 2% (3,1 milhões) informaram ter sofrido acidente vascular cerebral (AVC).