Saúde em campanha salarial
    Autor: SindSaúde-SP
    09/02/2007

Os trabalhadores públicos estaduais da Saúde estão em campanha salarial. O Conselho Estadual de Delegados Sindicais de Base do Sindsaúde-SP se reuniu nesta sexta-feira, 9 de fevereiro, para deliberar a pauta, as estratégias e o calendário da campanha salarial deste ano.

Dieese
    Para subsidiar a pauta de reivindicações, os delegados sindicais de base contaram com a colaboração técnica do Dieese que apresentou dados sobre a inflação e últimos reajustes para subsidiar a definição do índice de aumento que será reivindicado ao Governo.

Levando-se em conta os dados apresentados pelo Dieese e a pauta de reivindicações de 2006, quando o Governo do Estado interrompeu as negociações e o funcionalismo ficou sem reajuste salarial, o Conselho deliberou a reapresentação da pauta de 2006, com a atualização do valor do índice.

Pauta
    Considerando o ICV (Índice de Custo de Vida) do Dieese para o período março/06 a fevereiro/07 de 3,9% e o não atendimento em 2006 da reposição salarial de 30%, o Conselho deliberou aumento salarial de 34% para os trabalhadores da saúde. Outros pontos da pauta são: incorporação de gratificações, plano de carreira de acordo com as diretrizes nacionais estabelecidas pelo PCCS-SUS, elevação do piso salarial, aumento do vale-refeição de R$ 4,00 para R$ 10,00, entre outros.

Incorporação de gratificações
    No ano passado, o Sindsaúde-SP e a Secretaria da Saúde iniciaram um estudo para incorporação de gratificações. O Sindicato, rejeitando a proposta da Secretaria de aumento escalonado, privilegiando uma única categoria, apresentou uma contraproposta de incorporação de gratificações em que o reajuste fosse equivalente aos 30% reivindicados. No entanto, as negociações não prosseguiram e todo o funcionalismo ficou sem nenhum aumento.

Combate à terceirização
    Um dos destaques da pauta, considerado estratégico para os trabalhadores e os usuários da saúde pública, é o fim das terceirizações de unidades da saúde no estado. É uma bandeira de luta histórica do Sindsaúde-SP que obteve uma grande vitória em novembro de 2006 quando o Conselho Estadual de Saúde também se posicionou contrário à terceirização da saúde, seguindo orientação do Conselho Nacional de Saúde.

A terceirização vem desmontando os serviços públicos de saúde precarizando o trabalho público, colocando em risco não somente o emprego, mas principalmente o atendimento à população. A crise do Incor, considerado modelo da gestão terceirizada, é mais um exemplo do mal que essa política está fazendo à saúde pública.

Campanha Unificada
    Reunião com o Governo
    A instituição de uma data base para o funcionalismo estadual a partir deste ano propiciou a mobilização das diversas categorias em um mesmo período, fortalecendo a luta conjunta. No dia 13 de fevereiro, uma comissão de entidades do funcionalismo junto com a CUT/SP vai se reunir com o Governo do Estado para tratar da pauta de reivindicações.

Ato Público Unificado
    Dentro do calendário de luta conjunta, as entidades decidiram realizar um ato público no dia 28 de fevereiro em frente ao Palácio dos Bandeirantes.

Agenda
    13 de fevereiro – Reunião das entidades do funcionalismo com o Governo do Estado

28 de fevereiro – Ato Público do funcionalismo estadual

Veja as apresentações feitas no Conselho:
    Apresentação Sindsaúde-SP
    Apresentação Dieese