Sindicato unido e forte
desde 1989


    Plano São Paulo: 90% das regiões permanecem na fase amarela
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    08/01/2021

    Crédito Imagem: SINDSAÚDE-SP

    O governo do estado de São Paulo anunciou, nesta sexta-feira (08), a reclassificação das regiões no Plano São Paulo para controle da pandemia de coronavírus. Cerca de 90% do estado permanecerá na fase amarela de flexibilização das atividades econômicas, enquanto quatro Departamentos Regionais de Saúde (DRS’s) – incluindo Sorocaba, Marília, Presidente Prudente e Registro – ficam na fase laranja, ou seja, com regras mais restritas devido ao aumento da ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) por pacientes com Covid-19.

     

    As novas regras começam a valer na próxima segunda-feira (11) e duram até 5 de fevereiro, período após o qual nova reclassificação deve ser anunciada.

     

    O estado de São Paulo teve aumento de 61% na média diária de mortes por Covid-19 em 14 dias. Nesta sexta-feira, a média móvel diária de mortes ficou em 179, lembrando que a conta das festas de fim de ano ainda não chegaram, o que deve ocorrer dentro de alguns dias. O número total de óbitos registrados no estado desde o início da pandemia é de 48 mil.

     

    Circulação restrita

    O Centro de Contingência do coronavírus deu aval para ampliar o horário de funcionamento e permitiu que mais estabelecimentos abrissem ao público nas fases amarela e laranja. Porém, recomendou que a população evite circular à noite, após o fechamento do comércio, por entender que esse horário é mais propício para a disseminação do vírus.

     

    Fase laranja

    Na nova reclassificação, academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros e parques estaduais podem funcionar na fase laranja.

     

    Todas as atividades liberadas podem abrir por até oito horas diárias, e não mais apenas quatro, e a capacidade de público também sobe de 20 para 40%.

     

    No entanto, os estabelecimentos devem prestar atendimento presencial somente até as 20 horas. Além disso, o consumo local em bares está totalmente proibido.

     

    Fase amarela

    Essa fase do plano permite 40% de ocupação presencial para todas as atividades liberadas, incluindo parques estaduais, e expediente de até 10 horas diárias.

     

    O atendimento presencial pode ser feito até as 22 horas em todos os setores. No entanto, nos bares, as portas devem ser fechadas às 20 horas.

     

    De modo geral, continuam proibidas atividades não essenciais e que geram aglomeração, como festas, baladas e shows.

     

    Fase verde

    O governo do estado apertou as regras para que as regiões passem para a fase verde, ou seja, a de menor restrição. Para isso, cada região precisa alcançar 30 internações por 100 mil habitantes e três mortes por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. Além disso, deve passar 28 dias seguidos na fase amarela antes de ir para a verde.

     

    Plano São Paulo

    O Plano São Paulo tem cinco fases, que se dividem da seguinte forma: fase 5 (azul), sem restrições; fase 4 (verde), abertura parcial; fase 3 (amarela), flexibilização; fase 2 (laranja), controle; e fase 1 (vermelha), alerta máximo.










Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não