Ministério estuda diretrizes para segurança de profissionais em campanha
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    19/01/2021

Crédito Imagem: SINDSAÚDE-SP

Ministério da Saúde, Secretarias estaduais e municipais de saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) estudam conjuntamente novas diretrizes para a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Covid-19. O objetivo é estabelecer protocolos para garantir a segurança de profissionais de saúde e pacientes na aplicação da vacina.

A reunião aconteceu na tarde do último dia 13, em Brasília. Procurada pela equipe de comunicação do SindSaúde-SP, a assessoria de imprensa do Cofen disse que a entidade apresentou sugestões no encontro, convocado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

De acordo com a assessoria, as novas diretrizes, caso haja consenso, devem ser divulgadas nos próximos dias.

Cofen

O Conselho Nacional de Enfermagem quer garantir a disponibilização de Equipamentos de Proteção Individuais (EPI’s) adequados para preservar os profissionais vacinadores, pois as condições de vacinação podem interferir na necessidade de paramentação.

Além disso, a entidade quer garantir um fluxo de vacinação sem aglomerações e que sejam priorizados ambientes ventilados.

Na reunião, também foram discutidos gerenciamento de resíduos e cadeia de refrigeração da vacina.

Com informações do site do Cofen.