Para ex-ministros, falta planejamento na vacinação contra a Covid
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    21/01/2021

Crédito Imagem: SINDSAÚDE-SP

Ex-ministros da Saúde de vários governos e Luiza Helena Trajano, dona do Magazine Luiza, participaram de uma live, na noite de ontem (20), para debater o enfrentamento da pandemia de Covid-19 no Brasil. Por cerca de duas horas, eles debateram principalmente os erros que vêm sendo cometidos, principalmente pelo Ministério da Saúde.

Nelson Teich, ex-ministro da Saúde do governo de Jair Bolsonaro e que ficou apenas 20 dias no cargo, explicou que deixou o ministério porque não tinha “autonomia” para tomar as decisões que acreditava estarem corretas. Ele se mostrou ainda muito preocupado por entender que o governo federal, até o momento, não demonstrou capacidade para implantar um plano eficiente de imunização contra a Covid-19.

A live foi organizada pelo ex-ministro e hoje deputado federal Alexandre Padilha. Os outros ex-ministros participantes foram Humberto Costa, Arthur Chioro e José Gomes Temporão.

Sem estratégia

“Tem de ter estratégia, planejamento, liderança, coordenação, formação, execução boa e comunicação. Se você falhar em uma delas – principalmente se falhar muito –, vai ter dificuldade. A Covid é uma doença que sobrecarregou todos os sistemas de saúde do mundo e vai sobrecarregar nosso PNI (Programa Nacional de Imunização) também. Não podemos subestimar a dificuldade que vai existir”, alertou Teich.

Segundo ele, o governo sequer conseguiu bater a meta de vacinação contra o sarampo, no que era proposto desde 2017. “Se tiver de acrescentar mais 300 milhões de doses, vamos ter um PNI absolutamente sobrecarregado.”

PNI

O Programa Nacional de Imunização (PNI) brasileiro é reconhecido no mundo inteiro. Entre seus maiores feitos está, por exemplo, a vacinação de 80 milhões de pessoas em três meses contra o H1N1, em 2010.

Com informações da Rede Brasil Atual.